As vendas do varejo cresceram 4,1% neste Natal segundo dados da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O resultado é a média das vendas à vista e a prazo registradas entre 17 e 24 de dezembro, em nível nacional. A alta é superior àquela observada na semana de Natal do ano passado, quando as vendas avançaram 2,4%.
Para o economista Emílio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o resultado ficou dentro do previsto. Segundo ele, a massa salarial em bom patamar, decorrente do nível de emprego recorde e das correções do salário mínimo, tem ajudado a segurar o consumo interno em um patamar acima do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo do ano, mesmo com o cenário externo turbulento. Ainda assim, o economista diz que alguns fatores pontuais interferiram no resultado.
Segundo Alfieri, a elevação nas vendas de Natal poderia ser um pouco maior caso o governo federal tivesse postergado para o final de dezembro o anúncio da prorrogação da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para algumas categorias de bens duráveis.
Itens como móveis, linha branca e automóveis tiveram prorrogados os benefícios para 2013. “O anúncio da prorrogação no meio de dezembro fez o consumidor segurar as compras de maior valor, que devem ser adiadas para o decorrer do próximo ano.” Esse fator ajudou a dar o tom das vendas natalinas que, segundo Alfieri, foram concentradas em itens de menor valor agregado, como vestuários, produtos de beleza e bijuterias.
O resultado de dezembro deve ser um pouco mais expressivo do que o apresentado na semana de Natal. Essa expectativa é decorrente das liquidações de estoque de Natal que já foram iniciadas. A tendência é que elas atraiam consumidores com descontos que chegam a até 70%.
O magazine Luiza realiza o seu Bota Fora de Natal com descontos de até 60% em alguns dos itens. Uma cafeteira da marca Electrolux, oferecida anteriormente por R$ 349, passou a ser oferecida por
R$ 169. A rede Walmart tem descontos de até 70% para 23 categorias, entre elas, a de eletroeletrônicos.
Outra marca que está queimando o saldo do Natal é a Marisa, especializada em moda feminina. Em sua Grades Remarcações, as lojas Marisa oferecem descontos de até 50%, pagamento em sete vezes sem juros nos cartões da rede e 70 dias de carência para iniciar o pagamento.
O resultado das vendas de dezembro será divulgado pela Boa Vista Serviços no início de janeiro. Será destacado o resultado da Capital paulista. Para o ano, a expectativa das vendas na cidade aponta para uma alta de 2,7%. Essa é a média da projeção das vendas a prazo, que devem avançar 3% no ano, e da alta de 2,3% para as vendas à vista esperada para 2012.
Já as vendas do comércio virtual cresceram 18% nominalmente no período de Natal de acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico. O desempenho, segundo a entidade, ficou aquém das projeções, que era de alta de 25%. O e-bit aponta o nível de endividamento das famílias como um dos culpados pelo desempenho abaixo do esperado.
Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 26/12/12 – Escrito por Renato Carbonari Ibelli