Leão abocanha hoje R$ 1,5 trilhão

A arrecadação acumulada de todos os impostos pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia de 2012 chega, no início da noite desta sexta-feira, ao patamar de R$ 1,5 trilhão.

A expectativa é a de que o Impostômetro, painel eletrônico instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro, registre a marca por volta das 19 horas – com um dia de antecedência em relação a 2011. No ano passado, o Leão abocanhou R$ 1,5 trilhão em impostos no dia 29 de dezembro. Isso quer dizer que o Fisco está com maior apetite em 2012.

O Impostômetro, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a pedido da ACSP, está em operação desde o dia 20 de abril de 2005. O painel eletrônico registra a arrecadação dos impostos federais, estaduais e municipais em tempo real e foi criado com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das pessoas sobre os tributos pagos por elas no País.

Resultados – “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos com as nossas ações, que conscientizam a população sobre os tributos que pagamos”, disse o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.

O presidente da ACSP e da Facesp acrescentou que muitos painéis foram instalados no Estado de São Paulo, por meio das associações comerciais, “para que todos os brasileiros se habituem ainda mais a cobrar o retorno desse dinheiro em serviços públicos de qualidade”, afirmou. “A recente aprovação do Projeto de Lei 1.472, de 2007, para discriminar impostos nas notas fiscais, é a demonstração de que a nossa força pode mais”, completou Amato. Em 2012, o Impostômetro ganhou uma versão móvel, sobre uma caminhonete, e percorreu cidades do interior.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 27/12/12 –  Escrito por DC