Programe-se para a próxima temporada de feiras no País

A Couromoda e a Pret-à-Porter abrem, na próxima semana, a temporada das grandes feiras de negócio realizadas no País. Ao longo do ano serão centenas de eventos do gênero. Só os associados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) realizarão 201 desses encontros. Segundo a entidade, os dois eventos devem atrair importadores de cerca de 60 países e injetar R$ 100 milhões na economia da cidade.

Para o empresário que ainda não pensou nos benefícios  que uma feira de negócios proporciona, o início do ano é um bom momento para isso. “O planejamento é o primeiro cuidado a ser tomado”, ressalta a consultora da área de promoção de negócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado de São Paulo (Sebrae-SP), Maria Aparecida Lemes da Silva.

As feiras podem se traduzir em oportunidades, e não só para os grandes empreendimentos. “A decisão de expor em uma feira pode ser para a realização de vendas; conquistar novos clientes; lançar produtos; ou até para encontrar representantes do setor”, diz Maria Aparecida. Ela acrescenta que entre as grandes empresas, às vezes a participação tem como único objetivo a divulgação da marca.

Preparação
Os empresários de pequeno porte nem sempre têm fôlego financeiro para isso. Para micro e pequenos empreendedores de uma maneira geral, o que se busca, de acordo com Maria Aparecida, é a conquista de clientes e a realização de vendas.

A presença nesses eventos requer, porém, independentemente do objetivo e do porte do negócio, planejamento antecipado em pelo menos quatro meses, recomenda a especialista. Essa antecipação, justifica, facilita o pagamento do espaço junto aos promotores das feiras e pode redundar em descontos.

Além disso, o empresário precisa ter certeza de que a estrutura do empreendimento atenderá a demanda a ser gerada pelo evento. “É preciso capacidade de produção; solução para a entrega; e operar totalmente dentro da legalidade”, diz Maria Aparecida.

A presença nesses eventos requer atenção com o material de comunicação. “Não adianta oferecer um cartão de visita sem o número do DDD”, comenta. O ideal é também oferecer um folder com informações sobre a empresa, os produtos e os meios de contato. “E, de preferência, ter um site atualizado e um e-mail para contato”, afirma.

Subsídios
No estado de São Paulo, as micro e pequenas empresas podem pleitear subsídios do Sebrae-SP para participar de algumas feiras (confira quadro ao lado). Na Couromoda, por exemplo, os empreendedores dos polos calçadistas Birigui, Jaú e Franca se beneficiam desse subsídio há alguns anos e ajudarão a compor, na próxima semana, o quadro amplo de 1,1 mil expositores do evento, que vão negociar 3,5 mil marcas, ante 3 mil em 2012. “A participação (subsidiada) desses três grandes polos é tradicional nessa feira e na Francal”, diz.

O Sebrae arca com 40% dos custos com os stands e as empresas, com as demais despesas, como estadia, descolocamentos e decoração do stand. Para pleitear o subsídio, o empresário deve se informar no escritório do Sebrae da sua região, ou pelo e-mail promocao@sebraesp.com.br.

A relação das feiras pode ser pesquisada nos sites da Ubrafe (www.ubrafe.org.br)  e da Reed Exhibitions Alcantara Machado (www.reedalcantara.com.br)

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 07/01/2013 – Escrito por Fátima Lourenço

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