Com o advento de novos meios de comunicação como a internet e as mídias sociais, em especial o Facebook e o Youtube, os empreendedores passaram a construir sua base de conhecimentos a partir destas plataformas. Entretanto, o seu uso não dispensa necessariamente os meios tradicionais de acesso à informação, como os livros.
Para Gustavo Carrer, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), a busca por literatura especializada é importante e pode fazer a diferença para se alcançar a inovação, meta essencial que decide se um empreendimento pode sobreviver ou não nos dias atuais.
“Uma das características mais valiosas do empreendedor é a curiosidade”, diz Carrer. Segundo ele, nunca houve tanto interesse por novos conhecimentos e o volume de títulos lançados saltou de cerca de dez há 15 anos para a casa dos milhares em 2012. O consultor lembra que havia poucas versões traduzidas de obras de autores norte-americanos sobre gestão no começo dos anos 1990. A partir daí, surgiram os autores brasileiros, com destaque para os próprios empreendedores brasileiros que relatavam suas experiências.
No começo da década de 2000, o sonho de empreender já havia se disseminado, pois houve uma mudança de mentalidade entre os jovens, que passaram dos planos de seguir carreira em empresas para a tentativa de colocar em prática planos próprios de empreendimentos diferenciados. Esta transformação ocorreu em função das crises econômicas e financeiras ocorridas mais recentemente em todo o mundo.
“Hoje, empreender é o sonho de grande parte dos jovens que estão se formando nas faculdades e universidades”, afirma o consultor. Assim, ele considera importante para estes novos empresários a busca por informações atualizadas não apenas sobre as experiências bem-sucedidas. Um exemplo de livro que relata dificuldades é “O livro negro do empreendedor”, escrito pelo consultor espanhol Fernando Trías de Bes.
Contatos e paradoxo
Além dos relatos de fracassos, o empreendedor também deve buscar métodos para ampliar seu leque de contatos e há livros que ensinam técnicas de parcerias que podem ser decisivas para a conquista de novos clientes e parceiros. Carrer cita como exemplo “Conexões Empreendedoras”, de Renato Fonseca, da Editora Gente.
Segundo o autor, o uso das redes sociais é essencial para que o processo de pesquisa de novos campos de atuação traga resultados satisfatórios.
“Hoje, há o paradoxo de haver um enorme leque de opções, que são bem-vindas, mas muitas pessoas acabam com saudades dos tempos em que existiam poucos títulos a respeito de empreendedorismo e de outros temas. Agora, surgiu também o e-book o que ampliou ainda mais as possibilidades de acesso a novas publicações e conteúdos, o que é ótimo. Ao mesmo tempo, a avalanche de informações provoca em muitas pessoas um sentimento de opressão e faz com que muitos sintam saudades dos tempos em que havia uma única escolha e que elas tinham qualidade. Um exemplo é o filé com alho e brócolis do Moraes, o único prato oferecido pelo estabelecimento e que atrai até hoje clientes de todo o País. Temos que viver com este paradoxo, mas sou otimista porque hoje há mais estímulo à leitura. Informação gera mais desejo por informação”, conclui.
VOCÊ MERECE UMA SEGUNDA CHANCE
O livro da Editora Agir aborda as dificuldades enfrentadas por profissionais de diferentes áreas de atuação e mostra que elas se tornaram iguais para pessoas de faixas etárias distintas. O autor César Souza afirma que este novo contexto pode ser favorável para quem souber elaborar estratégias diferenciadas e eficientes. A partir de casos reais, oferece exemplos de ações que podem ser utilizadas tanto por pessoas quanto por empresas no momento em que se apresenta a necessidade de mudar de atividade profissional ou mesmo na vida pessoal. Souza alerta que a publicação não é um manual de soluções e que o leitor precisa buscar a reflexão que o ajudará a enxergar o caminho para recomeçar sua vida.
MANUAL DO EMPREENDEDOR
O Atlas escrito por Jerônimo Mendes se preocupa em apresentar os conceitos de empreendedorismo e o passo a passo para quem deseja empreender. Enfatiza os conceitos apresentados com cases reais e a trajetória de profissionais que se transformaram em sucesso.
AS 25 LEIS BÍBLICAS DO SUCESSO
A publicação de William Douglas e Rubens Teixeira, editada pela Sextante, apresenta lições sobre a importância do esforço, da dedicação ao trabalho, da busca pelo conhecimento, da honestidade e do autoconhecimento como ferramentas para se alcançar a evolução profissional. O conteúdo é formado por depoimentos de profissionais de diversas áreas que alcançaram o sucesso seguindo preceitos bíblicos, muitas vezes sem qualquer motivação de caráter religioso, além de sugestões para se alcançar metas através de um comportamento ético e de como equilibrar a relação com o dinheiro.
A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES
Para empreendedores com pouca experiência, a obra de César Lenzi, da editora Atlas, enfatiza a rapidez com que o ambiente de negócios se transforma atualmente e as medidas necessárias para acompanhar este processo. E reforça a necessidade de planejar estratégias através de instrumentos atuais como o uso de informações obtidas por redes de relacionamento.
VOCÊ JÁ TEM UM PLANO B?
Lançado diretamente na internet por Conrado Adolpho, tem acesso gratuito no site www.conrado.com.br. O livro digital apresenta, de forma didática, opções de atividades que podem ser desenvolvidas no mundo virtual para gerar renda extra ou até mesmo tornar-se a atividade principal de um empreendedor.
Entre elas, destacam-se a atividade de e-commerce na modalidade dropshipping (sem estoques), e ideias de negócios como o oferecimento de aulas pelo Skype, como o montagem de sites.
FENÔMENO DO EMPREENDEDORISMO
Publicado pela Saraiva, o livro de Emanuel Leite se propõe a ser um manual para quem deseja ter o próprio negócio. Aborda desde o desenvolvimento da capacidade de empreender, passando pela elaboração de planos e estratégias, até o desenvolvimento de habilidades para aproveitar as oportunidades do dia a dia e aprender com elas.
EMPREENDEDORISMO: ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA PARA PEQUENAS EMPRESAS
Os autores escolhidos pela editora Saraiva, Luciana Passos Marcondes, Marly Cavalcanti e Osvaldo Elias Farah, abordam técnicas de gestão para pequenos empreendedores que enfrentam, atualmente, um grau de competitividade muito elevado e que exige tanto a busca constante pela excelência na oferta de produtos e serviços quanto na procura por conhecimentos sobre técnicas de gestão.
A obra traz os tópicos essenciais de sobrevivência para as empresas, como planejamento estratégico, gestão de mudanças, atração e retenção de talentos, financiamento, inovação, qualidade total e responsabilidade social.
Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 06/01/2013 – Escrito por Paula Cunha