Confiança do comércio piora na maioria dos segmentos

A confiança dos empresários do comércio piorou na maioria dos segmentos pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na sondagem do setor na passagem de maio para junho. No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material para construção, o resultado piorou em dez dos 13 segmentos analisados. Considerando-se apenas o varejo restrito, houve piora em sete dos nove segmentos. Já no atacado, foi registrada piora em dois dos quatro segmentos.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM), que mede a percepção sobre a demanda no momento presente, mostrou queda mais expressiva na margem. Apesar disso, as percepções sobre o momento presente seguem com comparações interanuais mais favoráveis que as expectativas.

O ISA-COM médio do trimestre terminado em junho foi 2,7% inferior ao do mesmo período do ano passado. Em maio, o indicador se manteve estável frente ao ano anterior.

Na média do trimestre encerrado em junho, 19,6% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 20 9%, como fraca. No mesmo período de 2011, estes porcentuais haviam sido de 21,3% e 19,8%, respectivamente.

A percepção dos empresários do comércio sobre a demanda nos próximos meses se tornou menos otimista: o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 4,3% em junho na comparação com o ano anterior. Em maio, a queda havia sido de 3,9%. O quesito tendência dos negócios para os próximos seis meses foi o que exerceu maior influência na redução da média trimestral entre junho de 2011 e junho de 2012, ao passar de 163,1 para 153,8 pontos.

Entre as empresas consultadas, 58,4% esperam melhora e 4,5%, piora da situação dos negócios, contra 66,7% e 3,6%, respectivamente, há um ano.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 03/07/12 – Escrito por Agência Estado