Comércio teve o melhor mês do ano

Outubro foi o melhor mês do ano para o comércio varejista de São Paulo, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Favorecido pela conjuntura econômica melhor, medidas de estímulo ao consumo, Dia da Criança e um dia útil a mais na comparação com setembro, o Indicador de Movimento de Comércio a Prazo (IMC) teve alta de 10,5% frente a outubro do ano passado e de 13,4% em relação a setembro deste ano. Os números são da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Na avaliação de Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), “os dados de outubro começaram a captar os efeitos dos estímulos monetários da queda da taxa de juros que, esperamos, permaneçam por um tempo suficientemente prolongado para consolidar a recuperação da economia no final do ano e ao longo de 2013”. O desempenho das vendas à vista acompanhou o da comercialização a prazo. O Indicador de Movimento de Cheques (SCPC Cheques), que mede esta modalidade de transação, apresentou avanço de 19,9% sobre setembro e de 5,7% ante outubro do ano passado.

Emilio Alfieri, economista do Instituto Gastão Vidigal (IEGV) e responsável pela elaboração do balanço, ressaltou que, além da conjuntura econômica favorecida pela queda dos juros e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis, eletrodomésticos e automóveis, o resultado de outubro foi mais robusto por conta da ausência de data comercial em setembro. “Em razão de todos estes fatores positivos, passamos a trabalhar com uma expectativa de aumento nas vendas de Natal da ordem de 3% a 5% este ano frente ao resultado de 2011. Em setembro, a previsão era de acréscimo que variava de 3% a 4%”, afirmou.

Alfieri lembrou que os resultados de outubro também tiveram o impulso positivo do início das grandes campanhas de renegociação de dívidas realizadas em setembro, que colaboraram para a volta do consumidor com seu nome limpo às compras, e pela liberação da primeira parcela do 13º salário para os aposentados e pensionistas. Segundo ele, estes fatores deverão contribuir para um final de ano mais positivo para o comércio em geral.

Inadimplência – No caso do Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), o resultado do mês passado apontou elevação expressiva de 24,8% frente a outubro de 2011 e ligeira redução de 3,1% em relação a setembro. Na avaliação de Alfieri, embora o Banco Central ainda não tenha divulgado dados a respeito, os números da Boa Vista e da ACSP já indicam que haverá redução da inadimplência no final deste ano, devido às campanhas de renegociação. Segundo ele, este movimento resultará num processo contínuo de educação do consumidor brasileiro.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 04/11/12 – Escrito por Paula Cunha