Aumento moderado nas vendas

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que medem as vendas a prazo, registraram alta de 1,9% entre os dias 1º e 25 de dezembro deste ano, na comparação com igual período de 2010. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com a mesma base de comparação, as consultas ao SCPC/Cheque (indicador das vendas à vista) também cresceram 1,9%. A pesquisa foi baseada nas informações fornecidas pela Boa Vista Serviços (BVS), que administra o SCPC.

De acordo com Emílio Alfieri, economista da ACSP, o resultado médio dos dois sistemas está dentro do previsto pela entidade para o período. “O crediário vem mantendo o ritmo próximo de 2% desde a prévia da primeira quinzena de dezembro. Já o SCPC/Cheque, que apresentou estabilidade na quinzena, começou a reagir a partir do dia 20, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário.”

Segundo Alfieri, as vendas do comércio permaneceram mais aquecidas até o mês de agosto, mas depois acabaram por se retrair por causa do emprego de medidas de contenção do crédito anti-inflacionárias implementados pelo governo federal. “Em setembro, as vendas registravam alta de 2%. No mês de outubro, a alta foi de 0,5% e, em novembro, o movimento se recuperou um pouco, para 1%.”

Os estudos da ACSP apontam que o SCPC/Cheque acumulou alta de apenas 0,3% até o dia 20 deste mês. O índice só chegou à alta de 1,9% no dia 23, com crescimento das vendas à vista praticamente desprezível entre os dias 24 e 25. Segundo Alfieri, as vendas à vista foram puxadas por um movimento maior no mercado de roupas e calçados. Já as vendas a prazo foram incentivadas, principalmente, por telefones celulares e eletrodomésticos.

As vendas pós-Natal devem ser beneficiadas por conta de um calendário mais favorável ao lojista, já que neste ano o dia 26 caiu numa segunda-feira, enquanto que no ano passado foi em um domingo. Com isso, o mês contará com um dia útil a mais que em 2010, impulsionando as vendas. “O resultado pode ser ligeiramente maior que o ano passado”, comenta o economista da ACSP.

Se o resultado deste Natal não foi extraordinário, ao menos a tendência é de que o crescimento nas vendas retorne a um patamar entre 5% e 6%. “Se as vendas não aumentarem com as liquidações e promoções após o Natal, a situação melhora mais para a frente”, avalia Alfieri.  Para ele, até abril ou maio, o cenário já deve ser mais favorável ao lojista.

Endividamento

O endividamento do paulistano ficou estável em dezembro ante novembro, de 41% para 41,3%, nível que representa um total de 1,48 milhão de famílias, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Fonte: www.dcomercio.com.br (Publicado 26 Dezembro 2011 20:39 – Escrito por Rafael Nardini)

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