Cartão de crédito é o maior vilão da inadimplência

O não pagamento da fatura do cartão de crédito é o principal fator que leva as pessoas à inadimplência e os consumidores nessa situação têm, em média, 2,4 contas em atraso. Essas conclusões fazem parte de uma pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), com pessoas que tentaram quitar seus débitos durante a ação “Acertando suas Contas”.

O não pagamento do cartão foi o que complicou a vida de 64,1% dos entrevistados. Em seguida vieram a não quitação de empréstimos pessoais (32,6%), do limite do cheque especial (16,3%), a emissão de cheques sem fundos (15,8%) e o não pagamento de cartão de loja (15,3%).

Para 46,2% das pessoas, o que originou as dívidas não pagas foram as compras relacionadas com alimentação, como por exemplo, supermercados e hipermercados. Para outras 35,2% foram as aquisições de vestuário ou calçados que levaram às dívidas não pagas e 18,5% deixaram de honrar as contas de concessionárias.

Motivos – Mais uma vez, o desemprego foi o principal vilão da inadimplência. Em cerca de 50% dos casos ele foi o motivo apontado para o não pagamento das contas. Em seguida vieram o descontrole dos gastos (27,9%) e as despesas que não estavam previstas (13,3%), como por exemplo, extras com saúde e educação.

Para 38,8% dos entrevistados, as dívidas aumentaram em 2011 em relação ao ano anterior. Elas diminuíram na mesma comparação para 36,5% e continuaram iguais para os 24,5% restantes.

Por outro lado, 59% dos entrevistados declararam que a sua situação financeira atual é melhor do que há um ano, e 92,3% acreditam que a situação deve estar ainda melhor em 2012, refletindo ainda as condições de emprego e renda que elevaram o otimismo do consumidor.

A pesquisa revelou também que 80,7% dos entrevistados acreditam que o cadastro positivo deve beneficiá-los, contra 69,2% da sondagem de setembro, refletindo o maior conhecimento sobre o tema. Foram ouvidas 1.173 pessoas entre os dias 21 e 27 de novembro.

Fonte: www.dcomercio.com.br (Publicado em 19 Dezembro 2011 22:21- Escrito por DC)

Comments are closed.