VISÃO DO MUNDO GLOBALIZADO: IMPACTOS E SOLUÇÕES NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Em janeiro o Prof. Francisco vai ministrar palestra para os empresários na ACII, confira abaixo texto de sua autoria.

VISÃO DO MUNDO GLOBALIZADO: IMPACTOS E SOLUÇÕES NO AMBIENTE EMPRESARIAL

O mundo chegou aos 7 (sete) bilhões de habitantes mergulhado em diversos problemas que nos levam a uma reflexão maior.

Muito se fala em mundo globalizado, economia altamente competitiva, crise americana, crise européia, crise no oriente médio, desastres naturais, fome em muitos países, devastação ambiental, enfim, uma avalanche de acontecimentos que nos deixam a mercê das incertezasde como nos preparar para o futuro.

Compreender o mundo nos remete a pensar em vários aspectos, tais como; os sistemas de governo, os regimes políticos, os sistemas econômicos, as religiões, a geografia, a ciência, a tecnologia, a comunicação, a segurança, as artes, a educação, a cultura, os esportes, o turismo etc., o quanto tudo isso influência em nossas vidas.

As intituições públicas e privadas, baseiam os seus planejamentos, se assim todas o fizessem, em análises minuciosas dos ambientes internos e externos.

Não há como negar que os apectos acima mencionados influenciam direta ou indiretamente nos caminhos a serem seguidos, por conseguinte, nas decisões a serem tomadas.

O ambiente empresarial  nesse “mundo globalizado” ficou mais complexo do que nunca, pois vivemos diariamente sendo bombardeados de informações que nos atormentam e nos conduz à reflexão.

Empresários refletem sobre o futuro dos seus empreendimentos, políticos agem como se fossem os seus últimos mandatos, trabalhadores formalmente empregados agradecem por mais um dia de trabalho, no entanto, ficam na dúvida se é ou não é mais um dia de emprego.

Do ponto de vista da teoria econômica clássica, olhando simplestamente para os 3 (três) fatores de produção, temos uma equação que é a base central da cadeia de agregação de valores, ou seja, terra, trabalho e capital, sendo diretamente influenciados pelas distorções atuais desse “mundo globalizado”.

Se os nossos problemas estão relacionados com a terra (ou natureza) pela escassez de recursos e pela conservação do meio ambiente, com o trabalho (ou mão-de-obra) pela necessidade constante de capacitar e motivar os talentos humanos e com o capital (ou investimentos) representado pelos ativos circulantes e não circulantes, temos diante desse quadro, o âmago das nossas questões.

A solução está em debruçarmos ou imergirmos em nossas empresas (empresários e coloboradores) em análises do macro e do micro ambiente, procurando identificar os pontos fortes e os pontos fracos, agindo com rapidez na elaboração de planejamentos que nos possibilitam olhar para o futuro, ter os “pés-no-chão” no presente, corrigindo erros cometidos no passado e revendo os acertos para que esses fiquem mais fortalecidos quando aplicados.

Eu termino este artigo com esta mensagem:

Nada se constrói com solidez e desenvolvimento se o que idealizamos, pensamos e agimos, não possuir como pilar de sutentação a fé em DEUS, o respeito à família, aos colaboradores, aos parceiros e com responsabilidade social, e com um visão firme e consolidada para o futuro, deixando como legado para as próximas gerações a ética, o respeito e o espírito empreendedor, criando alternativas para o bem estar de todos.
“Paixão e Entusiasmo, Multiplique essa Idéia”

Prof. Adm. Francisco Carlos Damiati – CRASP 21.208

É formado em Administração de Empresas e Contabilidade; Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e em Gestão Empresarial; Professor em MBA e Graduação, Palestrante, Consultor e Assessor Empresarial.

(11)9931.9625  e-mail: prof.franciscodamiati@uol.com.br