Sebrae premia mulher empreendedora

As mulheres brasileiras são, pela primeira vez, maioria entre os novos empreendedores no Brasil, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2013, realizada em todo o território nacional. O levantamento constatou que elas são 52% entre os proprietários de pequenos negócios e o estudo teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que lança, neste ano, a décima edição do Prêmio Sebrae de Mulher de Negócios.

A iniciativa tem o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade que se responsabilizou pela criação dos critérios para avaliar a gestão dos empreendimentos inscritos no concurso. Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, ressaltou que “as mulheres estão conquistando mais espaço no mercado. Prova disso é que aumentou a sua participação no empreendedorismo e houve redução da diferença salarial em relação aos homens”.

As concorrentes que decidirem apresentar seus empreendimentos ao júri do concurso – o prazo vai até 31 de julho – contarão com um autodiagnóstico de suas empresas composto de uma avaliação de seus pontos positivos e negativos. Além disso, os organizadores enfatizam que a participação propicia às empreendedoras visibilidade em nível nacional, o que pode atrair parceiros e patrocinadores. Luiz Malta, gestor de projetos da FNQ, acredita que “participar do Prêmio auxilia as empresárias brasileiras no desenvolvimento da gestão de seus negócios, pois mede a qualidade da administração por meio da aderência aos Critérios de Excelência da Gestão desenvolvidos pela Fundação”.

Entre os prêmios oferecidos às concorrentes estaduais, destacam-se um programa de capacitação com 16 horas de duração ou uma consultoria no Sebrae. As que disputarem os prêmios em nível nacional poderão ser contempladas com uma viagem internacional. As candidatas interessadas encontrarão a ficha de inscrição pelo site http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 10/07/2014 – Escrito por Paula Cunha

Comments are closed.