Raio-X do varejo paulista

Um novo índice para acompanhar o desempenho do varejo começou a ser divulgado ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Trata-se do ACVarejo, que analisa cada segmento do comércio varejista a partir de dados de faturamento fornecidos pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). As informações englobam a capital paulista e o interior do Estado.

O primeiro levantamento indicou que o volume geral de vendas registrou alta de 4,5% no Estado em maio, na comparação com abril. Na capital, o aumento foi mais expressivo, de 5,2% em igual período. No interior o avanço foi de 4,3%.

Porém, no acumulado do ano (de janeiro a maio) houve recuo nas medições das vendas. No Estado, a queda foi de 6,5%; na Capital, de 10,4% e no interior, de 4,7%, sempre tendo como parâmetro igual período do ano passado.

Em relação ao faturamento, o resultado mensal (maio sobre abril) registrou altas de 5% no Estado, 5,7% na Capital e 4,7% no interior. No acumulado do ano, apenas o interior registrou alta, de 1%, enquanto o Estado teve perda de 0,9% e a Capital recuo de 5%.

Para Rogério Amato, presidente da ACSP, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), “os resultados provavelmente refletem os efeitos da Copa do Mundo, do Dia das Mães e das novidades eloetrônicas, principalmente celulares e tablets”.

TECNOLOGIA NA PONTA

De acordo com o primeiro boletim, o segmento de eletroeletrônicos foi o que registrou melhor desempenho no varejo paulista em maio deste ano.

Houve alta de 18,8% nas vendas físicas ante abril e elevação de 36% de janeiro a maio em relação aos cinco primeiros meses de 2013. Com estes resultados, o faturamento do setor avançou 19,3% na comparação entre meses e 44% no acumulado do ano.

O setor de supermercados, entretanto, foi o que registrou as maiores quedas na comparação entre maio e abril. Houve retrações de 2,3% nas vendas físicas e de 1,9% no faturamento em razão da ausência de datas importantes em maio, já que a Páscoa foi celebrada em abril e é considerada a melhor data para o segmento. No acumulado do ano, os supermercados observaram as vendas recuarem 1,6%, mas o faturamento crescer 4,3%.

Para Emílio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP, os supermercados foram afetado pela alta da inflação de alimentos. Ele explica que quando os preços destes itens sobem as camadas da população mais afetadas são as classes C, D e E, sendo que a reação mais imediata é procurar trocar os produtos que mais consomem por itens mais baratos – a já conhecida substituição de marcas – e também reduzir os gastos do que considera supérfluo, como as sobremesas. “Isso reduz o faturamento do setor, embora o volume de vendas observado se mantenha nos mesmos níveis. Este novo índice capta a percepção dos varejistas que participam de nossas reuniões de conjuntura”, explica.

As lojas de móveis e decoração houve também acumularam resultados negativos, tanto na receita nominal quanto no volume de vendas. na comparação entre maio deste ano e igual mês do ano passado, o recuo no faturamento foi expressivo, de 12,3%. na mesma comparação, as vendas caíram 17,5%.

METODOLOGIA

O ACVarejo é o novo indicador elaborado pelo IEGV, da ACSP, a partir de um convênio firmado pela entidade com o Sefaz-Sp. O Instituto passou a receber mensalmente os dados de faturamento do varejo, que são coletados a partir do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) de todo o Estado de São Paulo, organizados de acordo com a localização de cada Delegacia Regional Tributária (DRT).

Estas informações são coletadas nos seguintes segmentos do comércio: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos, farmácias e perfumarias, lojas de departamento, magazines de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lojas de material de construção, móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados, outros tipos de comércio varejista e supermercados.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 23/07/2014 – Escrito por Paula Cunha