Pense bem antes de aceitar a chefia

Se você perguntasse a todos os seus amigos, sua família e – lamento dizer – seus colegas de trabalho sobre seus empregos, possivelmente concluiria que não faltam chefes medíocres neste mundo. Estudos têm demonstrado que gestores ruins podem fazer com que bons funcionários desistam de seus cargos e, em última instância, podem reduzir drasticamente a produtividade no ambiente de trabalho.

Podemos indicar inúmeras razões que motivaram essa situação, como insuficiências na formação ou problemas de comunicação. Acredito, porém, que um chefe ruim nasce sempre que alguém entra na área de gestão sem saber se realmente se adequa a essa função. Quando se oferece um cargo de gestão a alguém, a pessoa pode ser seduzida pela ideia de ter mais poder e ganhar um salário maior. Recusar tal oferta pode parecer totalmente fora de cogitação.

Avaliação da proposta –  “É difícil parar e pensar racionalmente quando se recebe a proposta de uma promoção”, disse um ex-cliente, a quem chamarei de Phil. “Você fica lisonjeado. O chefe diz que é uma grande oportunidade, além de que será muito bom para a equipe e que a sua promoção vai ajudá-lo muito. Será que você realmente diria a ele que não tem certeza de que quer isso, ou que vai precisar de ajuda para aprender a gerenciar a equipe e as novas responsabilidades? Acho que não.”

Phil, estrela de vendas de uma importante fábrica do centro-oeste dos Estados Unidos, achou melhor seguir em frente e aceitar ser promovido como chefe de vendas de uma divisão recém-formada, em vez de educadamente recusá-la, mesmo que temporariamente, ou pedir ao chefe mais tempo para pensar no assunto. O risco de seu chefe pensar que ele não estava preparado para o trabalho ou, pior, de que ele não queria assumir mais responsabilidades era grande demais.

Um ano depois, os esforços de Phil para administrar a divisão provaram ser um pesadelo. A dinâmica interpessoal, o monitoramento constante e uma tentativa de golpe no departamento o fizeram perceber que ele não gostava de gerenciar pessoas e não tinha talento para isso. Talvez se a sua empresa tivesse lhe dado mais de oito horas de formação em gestão, ou tivesse monitorado a sua atuação nos seus primeiros três a seis meses no cargo, ele tivesse desenvolvido gosto pela função. Em vez disso, tanto ele quanto a equipe fracassaram.

Demanda ampliada – Muitos dos profissionais que acabam de assumir cargos de liderança raramente param para pensar sobre a enorme quantidade de tempo que terão de dedicar e o quanto terão de aprender em sua transição de funcionário individual bem sucedido a gerente de um grupo de diversas pessoas. Eles muitas vezes não consideram as demandas de uma agenda de trabalho que acaba de ser ampliada; as complexidades de contratar, treinar, supervisionar e demitir funcionários; nem a necessidade de desenvolver uma visão e uma estratégia tática, de criar orçamentos ou prestar contas da produtividade alheia.

Dicas valiosas – Eis a lição a aprender: quando for convidado a assumir um cargo de gestão, converse com o seu futuro patrão, com a pessoa que você estaria substituindo, com os membros da equipe e qualquer pessoa que possa lhe dizer o que o trabalho envolve.

Avalie seus pontos fortes e limitações, examinando suas avaliações de desempenho e pedindo a seu chefe, seus mentores e colegas de confiança que compartilhem suas opiniões com você.

Perguntas a se fazer – Reflita sobre as suas motivações e se faça as seguintes perguntas: será que gosto de trabalhar com pessoas, ajudando-as a crescer e a se tornarem bem sucedidas?

Será que lido bem com incertezas e não me importo de tomar decisões sem ter acesso a um panorama geral?

Será que me comunico bem tanto quando as coisas andam bem quanto quando vão mal? Será que tenho tempo disponível para dar conta dessa transição?

Se suas respostas forem afirmativas, você pode muito bem ter os requisitos para se tornar um bom chefe.

Por outro lado, você sente necessidade de ser querido por todos? Quer que concordem com você de modo imediato e constante?

Sente-se nervoso por assumir responsabilidades legais e financeiras por outras pessoas? Hesita ao se imaginar avaliando ou demitindo alguém? É possível, então, que você simplesmente não se adeque a um cargo de chefia.

Treinamento – Antes de decidir, descubra que tipo de treinamento para gestores é oferecido pela empresa, especialmente se você nunca tiver ocupado cargos de liderança. Você será treinado para exercer uma função neste nível e neste cargo? Será que vai dispor de mentores que o acompanhem na transição?

Se você decidir assumir o desafio, aceite o fato de que ser um ótimo gestor, ou mesmo um bom gestor, é uma habilidade que tem de ser adquirida. Como muitos profissionais talentosos, sejam jogadores de basquete ou divas da ópera, você vai se tornar bem-sucedido ao aperfeiçoar as habilidades certas por meio de muita prática.

Lembre-se: você não tem que dizer sim. Dependendo da área em que você atua e da sua empresa, existem outras maneiras de crescer profissionalmente, não apenas a gestão. Uma coisa é certa: quanto mais você for notado como realmente bom no que faz, mais opções terá para seguir o caminho que deseja – seja ou não na área de gestão.

* The New York Times

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado em Domingo, 17/03/13 – Escrito por Peggy Klaus*