Nutritivo, talvez. Seguro, sem dúvida

Se a tese de que os alimentos orgânicos não são mais nutritivos do que os cultivados na agricultura tradicional – como divulgado em recente pesquisa pela universidade norte-americana de Stanford – pode ser controversa, os benefícios do manejo orgânico na agricultura na saúde e no meio ambiente são incontestáveis. “As pesquisas na área de nutrição não são conclusivas”, diz a nutricionista e membro do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo, Viviane Fagundes Piatecka.

Para o consultor de agronegócios do Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Hugo Cesar Venturelli, o debate deve se concentrar no quanto as técnicas e manejos empregados na produção orgânica controlam os riscos químicos, principalmente os relacionados aos resíduos de pesticidas. “É o que torna o alimento orgânico mais seguro. Além disso, gera menor impacto social e ambiental”, diz.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agrobiologia José Antônio Azevedo Espíndola afirma que há os dois lados da qualidade do alimento orgânico. “Há diferentes estudos, realizados em vários países, que apontam vantagens e outros que levantam dúvidas sobre as características nutricionais. O que nenhum deles questiona é o benefício que a agricultura orgânica traz ao solo e à água, e nem os males que o uso inadequado de agrotóxicos causa à saúde do produtor e do consumidor, em menor escala”, explica.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 18/09/12 -Escrito por Rejane Tamoto