Micro e pequenas nas passarelas

O micro e pequeno empresário dos setores têxtil, de confecção, gema, joia, calçado e acessório de couro poderá aprender sobre inovação e vivenciar o universo de criação de grifes internacionais, que participam de grandes eventos como a São Paulo Fashion Week (SPFW), por exemplo. Esta é a proposta de um convênio que prevê consultoria, capacitação, palestras e participação dos empreendedores nas feiras, workshops e exposições de eventos do setor, assinado na sexta-feira entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) – que é o realizador do SPFW, Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot.

A união das micro e pequenas empresas com profissionais especializados em inovação é considerada importante neste momento, em que o setor têxtil vive uma competição acirrada com os produtos da China. “Temos de ter uma economia competitiva. O objetivo é elevar o patamar de nossos produtos, com criatividade, para driblar esse cenário”, disse o presidente do Sebrae nacional, Luiz Barretto.

Para o presidente do In-Mod, Paulo Borges, é uma oportunidade para o desenvolvimento da moda e da inovação e, ao mesmo tempo, de inclusão para estas empresas. “Isso acontece num momento estratégico para o Brasil, que enfrenta muitos desafios e virou a rota do mundo. Em 2050 vamos colher o que plantamos agora”, disse Borges.

O projeto, intitulado Contextualizar na Moda, receberá um investimento de R$ 20 milhões, que serão divididos igualmente entre o Sebrae e o In-Mod. O convênio começa hoje e termina em 2014 e vai atingir diretamente 250 micro e pequenas empresas e, indiretamente, oito mil, em todo o Brasil. A estimativa é que 35% destas empresas estejam sediadas na Capital paulista.

Segundo dados do Sebrae nacional de 2009, o faturamento anual médio das micro e pequenas empresas do setor era de R$ 171 mil.

Barretto, do Sebrae, lembrou que as empresas poderão participar da SPFW como espectadoras e até como fornecedoras. “Esperamos que, em três ou quatro meses, possamos apresentar experiências concretas e casos de sucesso para os desfiles da coleção primavera-verão. Quem sabe, em dois ou três anos, uma pequena empresa desfile com sua própria marca”, disse.

Seleção – O diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, afirmou que as empresas interessadas em participar do processo seletivo para participar do convênio devem procurar a entidade a partir desta semana. “Vamos divulgar os critérios de seleção no nosso site. Quem já participa do Sebrae será convidado”, disse Caetano.
(Rejane Tamoto)

Fonte: www.dcomercio.com.br