Índice da Associação Comercial aponta aumento de 5 pontos na confiança do consumidor e boas perspectivas para emprego

Número médio de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego (3,1) foi a única variável que melhorou em relação aos meses e anos anteriores

O Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos), feito a partir de entrevistas em todo o Brasil em novembro, traz uma boa notícia para o emprego no país: o número médio de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego foi de 3,1 – abaixo dos meses anteriores e também do mesmo período de 2012.

Em outubro de 2013, o número médio de pessoas desempregadas conhecidas dos entrevistados era de 3,5; em setembro, 4,0; em novembro do ano passado, 3,3; em novembro de 2011, 3,5 pessoas.

Nas demais variáveis do INC de novembro (confiança do consumidor, intenção de compras, entre outras), o desempenho foi pior que o ano passado.

“É positiva a constatação de que em novembro o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que estão sem emprego seja inferior aos dos últimos anos. Essa foi a única variável que superou os patamares dos anos anteriores. Isso pode ser explicado pela baixa taxa de desemprego, pela abertura de vagas temporárias de fim de ano e pelo início das contratações para a Copa do Mundo de 2014”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ele completa que o momento pode ajudar a impulsionar as vendas no fim do ano e também nos próximos meses.

Confiança

O INC aponta que a confiança do brasileiro quanto à sua situação financeira subiu cinco pontos em novembro: ficou em 147 pontos ante 142 em outubro. O aumento é sazonal, já que se aproximam o Natal e o ano de 2014. Por outro lado, em novembro do ano passado, o Índice ficou em 162 pontos.

“Nos últimos meses, o consumidor brasileiro tem visto uma melhora na sua situação financeira, mas em níveis abaixo dos anos anteriores. Isso se deve ao atual cenário de alta dos juros para o combate à inflação e de desaceleração do crédito e da massa salarial”, explica Rogério Amato.

A margem de erro do INC é de três pontos percentuais. O índice varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. É feito pelo Instituto Ipsos a partir de mil entrevistas domiciliares realizadas todos os meses, em nove regiões metropolitanas e em 70 cidades do interior brasileiro – o que inclui 9 regiões metropolitanas. O Instituto Ipsos utiliza uma amostra probabilística com cota representativa do eleitorado a respeito de sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa) e região.

Classes sociais

Com a proximidade das festas de fim de ano e com o pagamento do 13º salário, verificaram-se altas sazonais na confiança em todas as classes sociais em novembro.

A classe C continua a mais otimista, com INC de 152 pontos contra 147 em outubro. Na classe AB, o índice foi de 138 pontos ante 133 no mês anterior. E na classe DE, o índice saltou de 126 para 131 pontos.

Regiões

Com a estabilização do clima, a região Sul voltou a liderar: o INC foi de 171 pontos ante 157 em outubro.

Já a confiança dos moradores dos estados do Norte, Centro Oeste e Sudeste, a confiança ficou estável.

Norte/Centro Oeste apresentou INC de 158 pontos contra 157 em outubro. Já o Sudeste permaneceu com 143 pontos.

Com a ocorrência de chuvas no Nordeste, o INC subiu de 130 pontos em outubro para 137 em novembro.

Nas capitais ligadas ao agronegócio, o INC aumentou três pontos e passou para 151 pontos. No interior, também ligado ao agronegócio, o Índice foi de 144 pontos em outubro para 147 em novembro.

Com a concentração de mais empregos formais e, consequentemente, com a injeção do 13º salário, as Regiões Metropolitanas analisadas apresentaram INC de 135 pontos contra 124 em outubro.

Veja tabela abaixo:

inctab

Situação financeira

Conforme mostra a tabela, as situações financeiras atual e futura dos entrevistados pelo Ipsos em novembro se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior.

Mais brasileiros se sentiam seguros no emprego em novembro (44% contra 39% em outubro) e aumentou de 42% para 46% a parcela de consumidores favoráveis à compra de eletrodomésticos. Isso se deve aos empregos temporários, ao pagamento do 13º salário e à proximidade do Natal.

Com relação às compras de maior valor, como carros e imóveis, 34% dos entrevistados se disseram mais à vontade para comprar e 35% se disseram menos à vontade.

Todos esses indicadores apresentaram desempenho inferior em comparação com 2012.

Acesse a íntegra do INC ACSP/Ipsos de dezembro de 2013, com dados de novembro: http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_novembro_2013.pdf

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa ACSP/Facesp

apanizza@acsp.com.br

www.acsp.com.br

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de História, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Fonte: www.facesp.com.br