Os consumidores brasileiros não adotaram a cautela como uma brincadeira passageira nos últimos meses. A atitude pode ser observada nos resultados das vendas do comércio no Dia das Crianças, que registraram aumento modesto de 1,8% em relação ao mesmo período de 2013. Na comparação do ano passado com a data em 2012, houve crescimento de 3,4%. A retração é consequência do desaquecimento do ritmo de criação de postos de trabalho e da queda no uso do crédito por parte de grande parte da população brasileira, que está cada vez mais atenta ao impacto dos juros. Os dados, de abrangência nacional, foram divulgados ontem pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Os economistas da entidade consideram que o desempenho do segmento nos dias que antecederam o 12 de outubro está de acordo com a tendência de desaceleração do movimento do comércio neste ano e que ele também foi observado em outras datas comemorativas anteriores.
Todo o segmento aguarda, agora, os desdobramentos do atual contexto político e econômico, marcados pelo segundo turno das eleições presidenciais no final de outubro e a continuidade da divulgação de outros indicadores econômicos brasileiros e mundiais.
De acordo com os economistas da Boa Vista SCPC, o cálculo do volume de vendas é baseado na amostra das consultas realizadas no banco de dados da empresa. Para a análise do comportamento na data, foi considerado o movimento de acesso aos dados realizado entre os dias 1 e 12 de outubro deste ano, em comparação com o resultado obtido no mesmo período de 2013.
Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 13/10/2014 – Escrito por Paula Cunha