Começa a Fispal Food Service

A 28ª. edição da Fispal Food Service – Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar aposta, neste ano, na continuidade do crescimento da economia brasileira e apresenta até quinta-feira produtos e serviços, além de palestras e cursos para reforçar a proposta de aperfeiçoamento contínuo do segmento a fim de atender o crescimento da demanda de uma população cada vez mais exigente.

Neste ano, são 1,4 mil expositores e expectativa de 65 mil visitantes durante todo o evento. Para reforçar a tendência de busca de especialização, a feira contará com o espaço Vila do Pão, situado ao lado da já conhecida Vila da Pizza. Nessas locais, empresas especializadas oferecerão produtos e serviços para estes dois segmentos. Há 11,6 mil pizzarias no estado de São Paulo e 64 mil padarias em todo o País. Além disso, serão ministradas palestras sobre gestão, controle de fluxo de caixa e tendências de mercado.

Expositores – A Smart Cozinhas, distribuidora de cozinhas profissionais para restaurantes e hotéis, participa pela segunda vez da feira, com a preocupação de oferecer produtos de alta qualidade e de longa duração de modo a conter o avanço das empresas chinesas que “invadiram as feiras e o mercado brasileiro”, nas palavras de seu diretor Marcio Soares.

Por isso, a empresa adotou a estratégia de oferecer a seus clientes, redes de fast food, restaurantes e cozinhas hospitalares e industriais, equipamentos com vida útil superior a dez anos, como uma lava-louças e uma fatiadora de frios com a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No mercado há 13 anos, a paranaense Multi Grill Express apresentou uma nova linha de móveis de aço para bares e restaurantes na expectativa de que o poder aquisitivo da população continuará a impulsionar o setor. Segundo o gerente, Eduardo César Moura, a Fispal representa 5% das vendas anuais da empresa.

Atenta à crescente preocupação dos brasileiros com a saúde, a brasileira Prática apresentou o Ecofry Gourmet, aparelhos de fritura que dispensam o uso de óleo. Para o diretor comercial, Milton Machado, a expectativa é de superar a marca de R$ 2 milhões em vendas durante todo o evento para pequenos, médios e grandes restaurantes e bares.

A Croydon, do Rio de Janeiro, apresentou sua linha de fritadores e equipamentos para sucos já adequados pelas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que devem entrar em vigor em julho em todo o Brasil. A diretora, Maria Elisa Bonzon, explicou que a empresa decidiu utilizar o evento tanto para esclarecer seus clientes a respeito das novas exigências quanto para apresentar novos itens.

Outros eventos – Dentro da Fispal Food Service, serão realizadas também a Fispal Café 2012, a 3ª edição da Fispal Hotel (que terá o lançamento do Selo de Acessibilidade e Inclusão Social da Hotelaria Paulista), e a 9ª. edição da TecnoSorvetes, com a Ilha Confeitaria Brasil e Ilha da Embalagem.

Sial Brazil 2012
De 25 a 28 de junho
Das 13h às 21h
No Expo Center Norte – São Paulo

Estrangeiros de olho no Brasil

A 1ª edição do Salão Internacional de Alimentação para a América Latina (Sial), a Sial Brazil, reunirá 400 marcas do varejo alimentar na 28ª Fispal Food Service.

Fabricio Baroni, diretor da Sial Brazil, lembra que o evento é organizado anualmente em diversos países como China, Canadá e Estados Unidos. Segundo ele, a proposta é trazer expositores de todo o mundo que atuam no varejo alimentar para a apresentação de produtos para supermercados, distribuidores, empórios e atacadistas. A meta é atrair o público da Fispal, que é o empresário do ramo de restaurantes, bares e padarias.

Nesta 1ª edição, haverá a participação de 33 países e os organizadores esperam que o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros faça com que os varejistas busquem novos produtos com maior valor agregado. Por isso, neste ano 70% dos participantes são estrangeiros e o restante brasileiros. A expectativa, de acordo com Baroni, é de que a segunda edição, no próximo ano, metade dos expositores sejam de empresas nacionais e a outra de empresas de outros países.

A francesa Sill apresentou pratos prontos congelados e uma linha de alimentos para bebês para oferecê-los às importadoras e aos supermercados. Seus representantes se queixaram da burocracia brasileira, mas declararam que a empresa tem interesse no mercado brasileiro em razão do crescimento da classe média nos últimos anos.

A coreana Paldo Fun&Yum aposta na oferta de macarrão do tipo miojo e cup nudles com sabores diferenciados e bebidas não alcoólicas.

O governo polonês enviou técnicos do seu ministério da Agricultura para oferecer chocolates, café, cerveja e sucos. A expectativa é fechar negócios com importadores de todo o Brasil.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 25/06/12 – Escrito por Paula Cunha