Dicas do Sebrae e da Fia/Provar

Em tempos de redução no consumo e de cautela por parte dos consumidores, a nova edição da Black Friday, liquidação que será realizada no dia 28 de novembro, será uma boa oportunidade para o varejo recuperar as perdas registradas nos últimos meses. Por isso, o lojista deve se preparar e oferecer ao público informações bem claras sobre as ofertas que fazem parte da iniciativa e as respectivas condições de pagamento.

Para Gustavo Carrer, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) de São Paulo, o primeiro passo a ser adotado pelo lojista é realizar um inventário detalhado dos estoques de mercadorias em excesso no estabelecimento que precisa ser desovado. Segundo ele, esta avaliação pode ser decisiva para determinar toda a estratégia para a data. Como exemplo, ele cita o empreendedor que conta com uma grande quantidade de uma mesma peça e não sabe como oferecê-las ao consumidor. Uma das soluções seria oferecer descontos no formato leve duas e pague uma no caso de vestuário. “Se os itens forem de tamanhos diferentes, a opção seria montar kits e oferecer um desconto maior”, acrescenta.

O consultor ressalta a importância de se criar uma mecânica de promoção que envolva a data. Ela envolve a divulgação das ofertas em diversas mídias,com destaque para as redes sociais.

Outro ponto que não pode ser negligenciado é o treinamento contínuo dos funcionários. Eles devem conhecer todos os itens oferecidos, bem como suas características e preços. O consultor do Sebrae reforça a necessidade de oferecer algum estímulo aos vendedores para que eles enfrentem a data mais motivados.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), também ressalta que a seleção de itens que farão parte da promoção deve ser criteriosa e o varejista, principalmente, o pequeno e médio deve avaliar o quanto lucrará com o preço oferecido de cada produto. Ele lembra que os consumidores estão mais atentos e se lembram dos preços praticados nas edições anteriores da iniciativa. “O lojista tem que estar consciente de que não conseguirá recuperar totalmente os prejuízos dos últimos meses, mas deve criar estratégias para aproveitar bem a oportunidade em razão do contexto econômico atual”, conclui.

Fonte: www.dcomercio.com.br  –  Publicado, 20/10/14  – Escrito por Paula Cunha