Micro e pequenas empresas paulistas faturam menos

O faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo caiu em agosto, acumulando o sexto recuo consecutivo neste ano, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Bruno Caetano, diretor-superintendente da entidade, explicou que a queda se deve a uma piora no desempenho da economia brasileira. A receita real das MPEs recuou 8,9% em agosto, na comparação anual, para R$ 47,4 bilhões. Em igual mês do ano passado, o volume foi R$ 4,6 bilhões maior. Em julho deste ano, foi R$ 1,7 bilhão menor, mas a comparação fica comprometida porque o mês teve menos dias úteis por causa da Copa do Mundo.

A piora ocorreu em todos os setores. O faturamento caiu 3,5% na indústria, 16,6% no comércio e 1,6% em serviços. Em nota, Caetano explicou que as micro e pequenas empresas dependem fortemente do mercado interno, que por sua vez sofre com inflação relativamente alta, juros mais elevados e limitações na concessão de crédito. “As consequências aparecem no caixa dos pequenos negócios, já que o consumidor fica mais cauteloso na hora de ir às compras”, escreveu.

Entre janeiro e agosto, a receita real das micro e pequenas ficou 1,2% menor na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o primeiro resultado negativo quando se analisa o faturamento acumulado de 2014. Já o pessoal ocupado nas nas empresas desse porte do Estado de São Paulo subiu 0,2% nesta mesma base de comparação, embora o rendimento real tenha apresentado queda de 0,2%.

A pesquisa mostra ainda que parcela de donos de micro e pequenas empresas que esperam apenas manter o faturamento dos negócios nos seis meses seguintes aumentou, passando de 49% em setembro de 2013 para 56% em setembro deste ano. Os que acreditam em melhora caíram de 32% para 28%; e os que esperam piora subiram de 6% para 9%.

Fonte: www.dcomercio.com.br  – Publicado, 20/10/14  – Escrito por Estadão Conteúdo