Um guia para vender no Dia dos Pais

Datas comemorativas são sempre uma oportunidade importante para o varejo. E os pequenos empreendedores podem criar estratégias simples e eficazes para explorar melhor essas oportunidades. O bê-a-bá, todos sabem, e isso vale para qualquer negócio: é preciso criar um plano que atraia os consumidores do seu entorno com ofertas específicas e investir na sua divulgação. Para atingir o objetivo, é necessário conhecer bem os clientes, antecipar as suas necessidades e adaptar as ações de acordo com cada data.Mas, como melhor fazer isso?

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Aproveitando a proximidade do Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo domingo, dia 11, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo elaborou uma cartilha, que disponibilizou aos empresários do varejo em geral, com orientações e dicas para quem deseja explorar melhor esta e outras datas comemorativas.

Batizado “Venda Melhor – Dia dos Pais”, o material foi elaborado para ensinar ao comerciante práticas que podem ser adotadas tanto em ocasiões especiais quanto no seu dia a dia e que, se colocadas em prática corretamente, contribuem para aumentar o faturamento. Ele pode ser acessado no site www.sebrae/sp/venda-melhor-dia-dos-pais.

Bruno Zanith, consultor do Sebrae-SP, explica que  muitos lojistas estão preocupados em se aperfeiçoar e oferecer tanto um atendimento quanto produtos e serviços mais sofisticados a seus clientes. Eles têm consciência de que houve um crescimento do poder aquisitivo da população e que ela está mais exigente e tem mais acesso às informações atualmente, o que as habilita a comparar o que lhes é oferecido. Por isso, a cartilha enfatiza que o lojista deve conhecer bem o seu público-alvo e lembrar que, em ocasiões especiais como estas datas comemorativas, as pessoas que podem frequentar a sua loja podem não ser apenas os seus frequentador habituais.

Uma providência importante é treinar seus vendedores e funcionários para as datas e consultá-los sobre os pedidos necessários para compras. Essas práticas são essenciais e devem ser acompanhadas de medidas como recomendar aos vendedores que passem aos clientes informações detalhadas sobre os produtos oferecidos. “O treinamento dos funcionários é essencial para que a venda seja realizada com sucesso. Um atendente bem treinado consegue transmitir ao cliente todas as informações sobre produtos especiais para uma determinada data e para divulgar as ofertas”, diz.

De acordo com o material, o recurso de se lançar mão de promoções deve ser utilizado com critério, pois ela não significa apenas baixar os preços. Zanith ressalta que o item a ser escolhido para fazer parte da promoção deve pertencer ao universo da data comemorada. No caso do Dias dos Pais, itens que interessem aos homens podem ser oferecidos a preços especiais e colocados em lugar de destaque na vitrine e dentro da loja.

O consultor do Sebrae-SP ressalta que há consumidores que já sabem o que desejam presentear e, por isso, a organização do visual da loja é essencial para atrair o cliente e mantê-lo dentro do estabelecimento até que ele se decida pelo produto a ser adquirido. Por isso, gôndolas bem organizadas e separadas por gêneros de produtos facilitam tanto a circulação de clientes quanto de funcionários que precisam atendê-los e solucionar dúvidas.

Banners e faixas indicativas também podem ajudar a destacar determinados itens que o lojista queira enfatizar, mas é preciso lembrar que o excesso de sinais, tanto no interior da loja quanto nas vitrines, podem causar o efeito contrário, de confusão e poluição visual, e afastar os consumidores.

No caso dos veículos de divulgação das ações, Zanith ressalta que não existe fórmula fixa para se auxiliar na escolha do meio de comunicação. Ele acredita que o lojista deve conhecer bem os seus consumidores e adaptar as estratégias de divulgação às suas características.

Em datas como o Dia dos Pais, em geral quem ajuda os filhos no momento da compra do presente são as mães, e a campanha pode ser dirigida tanto para os filhos quanto para elas.

Atualmente, é praticamente impossível ignorar que a maioria da população tem acesso à internet, e perguntar aos frequentadores da loja se eles aceitam receber e-mails com promoções pode ser um diferencial.

Uma loja adaptada para a data

Reconhecer uma oportunidade de realizar bons negócios e se preparar para torná-la realidade é uma habilidade que é nata em alguns empresários. Há empreendimentos varejistas que podem obter bons resultados mesmo que os produtos que oferecem não sejam diretamente adequados ao público-alvo a ser presenteado em datas específicas. No caso do Dia dos Pais, a Leny Corrêa Presentes, voltada para itens de decoração para o lar, a solução foi criar um espaço especial para a oferta de  itens destinados especificamente ao universo masculino.

A loja, localizada na zona Sul da capital paulista, foi adaptada com uma área para apresentar obras de arte de diversos artistas plásticos conhecidos e peças de cerâmica que podem enfeitar quartos, salas e escritórios. Nela também são oferecidos porta-lápis, revisteiros, suportes para garrafas de vinho e até pen drives em forma de chocolate. A proprietária do empreendimento, Leny Corrêa, enfatizou que a divulgação em redes sociais como o Facebook, além do próprio site da loja, o www.lenycorreapresentes.com.br, já está sendo utilizada.

A empresária conta que procurou o Sebrae para montar uma estratégia para esta e outras datas e foi surpreendida. Além de constatar que já adotava práticas positivas de atendimento, os técnicos lhe indicaram soluções nas quais ainda não havia pensado.

Em razão da data, Leny decidiu prorrogar seu período de liquidação até o segundo domingo de agosto, para atrair mais consumidores para a loja e apresentar os itens especiais destinados à data. Ela está confiante no sucesso da iniciativa, porque seus clientes habituais são pessoas de bom poder aquisitivo.Como são pessoas de bom nível cultural, a empreendedora decidiu identificar os autores das peças de cerâmica e de outros itens para valorizá-los e torná-los mais atrativos.

“Neste momento, quero estreitar o relacionamento com o Sebrae para obter orientações sobre controle de fluxo de caixa e estou aguardando para saber as datas de palestras sobre este tema”, diz. Leny acrescenta que a loja, que tem pouco tempo de existência, pois foi inaugurada em dezembro do ano passado, foi uma alternativa que buscou para continuar em atividade, porque está para se aposentar, depois de trabalhar 30 anos na área de saúde.

Ela ressalta essa necessidade de aprofundar seus conhecimentos de gestão do negócio, pois a abertura da loja foi uma decisão planejada para que encontrasse uma atividade diferente de tudo que já havia realizado em sua vida. “Sempre gostei da área de artes e de decoração e decidi me planejar para criar alguma atividade ligada a elas. Gosto muito de ler e cheguei a pensar em abrir uma livraria, mas vi que é um setor difícil. Mas tive orientação adequada e encontrei uma atividade na qual me sinto realizada”, conclui.

Fonte: www.dcomercio.com.br –  Publicado, 04/08/13 – Escrito por Paula Cunha

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