Previsão do tempo é favorável à coleção primavera-verão

As temperaturas mais quentes inibiram as vendas de roupas e calçados no último Dia dos Pais, mas a indicação da permanência deste clima para os meses de setembro e outubro chega como um alento à comercialização das coleções da moda primavera-verão, que já divide a cena, em muitas vitrinas, com as criações do outono-inverno.

É hora de ficar atento às previsões climáticas, para otimizar as possibilidades de vendas. As previsões de setembro e outubro para o Estado de São Paulo indicam que as chuvas do período podem ficar, na maior parte da região, 20% acima da média histórica registrada nesses meses, com maior intensidade prevista para o litoral sul e Vale do Ribeira. No extremo norte, a tendência é prevalecerem os dias mais secos, típicos dessa época, mas com temperaturas ligeiramente acima da média.

Para a região da Capital paulista e seu entorno, a previsão climática se traduz em dias ligeiramente chuvosos e quentes. A despeito da predominância de dias quentes, no entanto, o período entre agosto e outubro ainda comporta possíveis incursões de frentes frias nesta região.

Oceano – As previsões levam em conta que o aquecimento das águas do Oceano Pacífico começou há cerca de três meses, explica o meteorologista do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcelo Schneider. Esse gradativo aquecimento (com mudanças nas correntes atmosféricas) retém algumas frentes frias no sul do Estado de São Paulo. “Por isso a previsão de chuvas mais intensas por lá”, disse. O fenômeno também poderá causar temperaturas mais altas, a partir, especialmente, da região central para a parte norte do estado.

De acordo com Schneider, ainda não se pode afirmar que o próximo verão terá, na região, temperaturas mais quentes que as de igual estação de 2011/2012. “Se o El Ninõ se estabelecer, o verão tende a ficar mais quente”, afirmou. A consolidação do fenômeno é reconhecida quando as águas do Pacífico permanecem de dois a três meses com temperatura meio grau acima da normal. O trimestre formado por agosto, setembro e outubro configura “meses de transição”, acrescentou o especialista, porque o El Ninõ clássico aconteceria mais próximo do verão. “Neste ano, ele está antecipado”, justificou Schneider, reforçando que o fenômeno poderá ou não se estabelecer.

Aos empresários à frente de negócios suscetíveis aos humores do clima, o meteorologista lembrou que as previsões também podem se alterar por mudanças de “acasos”, como um terromoto. As pesquisas junto ao Inmet, para acompanhar esses cenários, são gratuitas.

Para a safra, boa notícia

A região Sul do Brasil poderá se beneficiar do estabelecimento do fenômeno El Ninõ, com intensidade moderada nos meses de agosto, setembro e outubro. As chuvas acima da média, que o fenômeno poderá causar naquela parte do País, deve favorecer a safra de verão 2012-1013, castigada, no ano passado, pela estiagem.

Os detalhamentos dos prognósticos climáticos, conforme divulgou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), também indicam chuvas acima da média na faixa que inclui o sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além das zonas central e norte do Sul.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 16/08/12 – Escrito por Fátima Lourenço

Comments are closed.