As vendas no Natal – a data mais importante para o comércio varejista do País, animada por Papai Noel – devem ser 4,1% maiores do que as da festividade de 2011, de acordo com projeção realizada pela Tendências Consultoria e divulgada ontem.
Apesar do aumento previsto no faturamento do comércio, o número é menor do que o registrado nos dois últimos anos: no ano passado, as vendas do varejo em dezembro foram 6,7% maiores do que as de igual mês do ano anterior, e em 2010 o crescimento das vendas foi de 10,2% ante o faturamento registrado em 2009.
Automóveis – A Tendências Consultoria considerou em sua projeção a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no índice restrito, que exclui do cálculo os automóveis e os materiais de construção.
Ao realizar sua projeção, a Tendências Consultoria prevê que os próximos meses serão de acomodação na economia brasileira para as variáveis de mercado de trabalho, renda real do trabalhador e emprego, e desvalorização do real – a subida do dólar deverá provocar alta de preços, em especial nos setores que contam com grande participação de importados.
Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 20/08/12 – Escrito por Agência Estado