Mais de 2 milhões buscam CPF pelo portal da Boa Vista

A Boa Vista, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), passou a oferecer ao consumidor, no início deste mês, a possibilidade de consulta gratuita do CPF, pela internet, para identificar pendências financeiras e restrições de crédito. Desde então, mais de 2 milhões de brasileiros já utilizaram o serviço, que é acessado por meio do portal do  Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br).

O serviço realizado pela internet é o mesmo oferecido no posto físico do SCPC. Além da possibilidade de consultar potenciais pendências on-line, caso elas existam o consumidor poderá obter informações dos seus credores, o que possibilita negociar a pendência diretamente com eles. Destaca-se que a Boa Vista possui uma carteira de aproximadamente um milhão de empresas cadastradas que consultam o SCPC. É a essa gama de empresas que o consumidor poderá ter acesso.

Segundo Dorival Dourado, presidente da Boa Vista, a possibilidade de checar a situação do CPF pela internet é uma forma de democratizar a consulta de crédito, como previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Boa Vista é a primeira a disponibilizar a consulta on-line.

Dourado ainda enfatiza que esta democratização do acesso aos birôs de crédito é fundamental para o sucesso do Cadastro Positivo. “Para que o Cadastro Positivo evolua é preciso que o consumidor esteja no leme da sua vida creditícia”, afirma o presidente da Boa Vista.

A perspectiva é que, ao simplificar o caminho para que o consumidor renegocie suas pendências, ele naturalmente irá aumentar o número de “bons pagadores”. Dentro desse espírito, a Boa Vista oferece uma série de outros serviços, como o Acertando suas Contas – o maior programa de sustentabilidade de crédito do País –, além de  orientações sobre educação financeira.

Os “bons pagadores” são o público-alvo do Cadastro Positivo, que permite ao mercado ter em mãos o histórico de crédito dos consumidores que disponibilizarem tais informações. Ao observar os dados do Cadastro Positivo uma empresa terá acesso às informações creditícias do consumidor junto a outras empresas, aos prestadores de serviços continuados (água e luz) e, a partir de agosto, também junto do sistema financeiro.

A Boa Vista tem duas grandes redes de varejo já utilizando o cadastro mantido por ela, a Casas Bahia e a Riachuelo. Dourado lembra que o Cadastro Positivo passa a ser de grande importância no momento atual da economia, no qual um contingente de 45 milhões de novos consumidores entrou no mercado de consumo em um período de oito anos. Estes tomadores de crédito de primeira viagem é que costumam se complicar mais com as dívidas.

“O Cadastro Positivo viabiliza a redução da inadimplência, já que disponibiliza mais informações às empresas, tornando a oferta de crédito mais saudável. Mas também, permite ampliar a base do mercado, capturando consumidores hoje alijados do mercado de crédito”, diz o presidente da Boa Vista.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 25/02/13 – Escrito por Renato Carbonari Ibelli