Impostômetro chega a R$ 1 tri amanhã

Painel fica na frente da ACSP. - Agliberto Lima/ DC

Painel fica na frente da ACSP. – Agliberto Lima/ DC

Amanhã (29), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atinge a marca de R$ 1 trilhão em impostos e contribuições pagos por todos os brasileiros desde o dia 1º de janeiro deste ano. No ano passado, o mesmo valor entrou nos cofres públicos 15 dias mais tarde. O montante é muito maior do que o resultado anunciado ontem pela Receita Federal porque engloba os tributos arrecadados pelos Estados e Municípios, além da União, que responde por quase 70% do total recolhido dos cidadãos e das empresas.

Para marcar a chegada antecipada de R$ 1 trilhão, um caminhão com uma réplica do painel eletrônico, que já percorreu dez cidades do Estado de São Paulo, rodará hoje pelas pelas seguintes vias: Praça da Sé, rua Boa Vista, Viaduto do Chá, avenida São João, avenida Duque de Caxias, Estação da Luz, avenida Prestes Maia, avenida Nove de Julho, avenida Paulista, rua Vergueiro, rua Domingos de Morais, avenida Sena Madureira, avenida Ibirapuera, avenida dos Bandeirantes, avenida Santo Amaro, avenida Brigadeiro Luis Antônio, avenida Brasil, rua Cardeal Arco Verde, rua Teodoro Sampaio, rua Dr. Arnaldo, rua da Consolação e avenida Paulista. No dia da virada, o veículo ficará estacionado no Pátio do Colégio, centro da cidade.

Desde o início deste ano, os moradores da cidade de São Paulo já pagaram mais de R$ 21 bilhões em impostos municipais, estaduais e federais. O cálculo está disponível no Portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) e pode ser feito para outros municípios. O painel eletrônico que mede a arrecadação de impostos, instalado na fachada da ACSP, foi inaugurado em 2005 e, no ano passado, ganhou um novo portal.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, classifica a ação como uma alavanca para a conscientização das pessoas em relação ao excesso de impostos exigidos no Brasil.

“O momento é de conscientizar e mobilizar a população.

O Impostômetro alcançará R$ 1 trilhão com 15 dias de antecedência em relação ao ano passado, o que mostra que a arrecadação não para de crescer. Somos pagadores de impostos e temos que saber para onde vai o nosso dinheiro. É preciso exigir o bom uso do dinheiro público”, disse.

O caminhão com o Impostômetro, que possui um Feirão do Imposto em seu interior, para a exposição de produtos, preços e percentual em impostos, já passou pelas cidades de Sorocaba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Santos.

No hotsite www.horadeagir.com.br , as pessoas podem manifestar suas opiniões e pressionar os deputados federais para colocarem em votação o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

Fonte: www.dcomercio.com.br – Publicado, 27/08/12 – Escrito por Sílvia Pimentel