Impostômetro bate os R$ 600 bilhões

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ultrapassou o valor de R$ 600 bilhões na madrugada de hoje, por volta de meia-noite e meia. O valor é resultado da arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais, recolhidos do início do ano até agora.

Em 2011, o mesmo montante só foi atingido três dias após a data deste ano. Por isso, o que se observa é que a rapidez da arrecadação só aumenta ano após ano (ver quadro ao lado com a arrecadação total desde 2005). O Impostômetro é um painel eletrônico que simula, em tempo real, a arrecadação das diferentes esferas de governo. Ele está instalado na fachada do prédio da ACSP, na rua Boa Vista, nº 51, no centro da capital paulista, desde 2005. A ferramenta é fruto de uma parceria entre a ACSP e o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para conscientizar os brasileiros sobre o quanto pagam de tributos todos os dias.

A perspectiva do IBPT é que ao final do ano a arrecadação atinja R$ 1,6 trilhão, o que corresponderia a R$ 100 bilhões a mais do que o valor registrado no ano passado (R$ 1,5 trilhão). Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), diz que “o aumento da arrecadação drena o dinheiro de empresas e contribuintes, que poderia ir para o consumo das famílias e a melhoria do processo produtivo do Brasil”.

Para Amato, o governo poderia reduzir a carga de impostos sobre os contribuintes se diminuísse os gastos públicos. “Embora reduzir impostos setoriais seja uma decisão positiva, ainda que paliativa, é preciso pensar também em reduzir os gastos públicos para que sobre dinheiro para investir na infraestrutura, reduzindo o custo Brasil”, afirma. “Sem isso, jamais seremos competitivos internacionalmente na guerra comercial que se trava hoje no mundo globalizado”, diz o presidente da ACSP.

Na internet – O avanço da arrecadação também pode ser acompanhada pelo site do Impostômetro (www.impostometro.com.br) . O endereço eletrônico traz ainda informações de comparação entre os valores arrecadados no mesmo período do ano anterior, com valores ajustados ao índice de crescimento médio de cada tributo – impostos, taxas e contribuições, juros, multas – e gera a estimativa apresentada pelo Impostômetro.

O cidadão também pode ter uma posição mais ativa e crítica com relação a elevada carga tributária brasileira. Ao entrar no hotsite www.horadeagir.com.br o contribuinte pode tornar pública sua opinião a respeito do tema. Ele pode ainda pressionar os deputados federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para eles colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1.472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

Sem imposto – Como o valor dos impostos está embutido nos preços, fica difícil ter uma real percepção da carga tributária no dia a dia. Por isso, a Confederação Nacional de Jovens Empresário (Conaje) escolheu o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos, comemorado na última sexta-feira, dia 25, para uma série de ações de conscientização da população. Cerca de 200 restaurantes em diversas partes do País venderam refeições sem a parcela de imposto destinada ao governo.

Fonte: www.dcomercio.com.br (Publicado – Domingo, 27 Maio 2012 – Escrito por Renato Carbonari Ibelli)