Circuito Sesc de ARTES

A edição 2014 do Circuito Sesc de Artes, que tem como subtítulo Conectando lugares, circulando ideias, levará para 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, entre os dias 25 de abril e 11 de maio, uma programação gratuita, reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltada para todas as idades, as apresentações, distribuídas em 12 roteiros diferentes, ocorrerão em espaços públicos das cidades, numa parceria entre Sesc, as prefeituras e os sindicatos do comércio locais.

Os números do Circuito Sesc de Artes não deixam dúvidas da abrangência da iniciativa. São 18 unidades do Sesc mobilizadas no estado de São Paulo para realizar uma programação itinerante que possibilitará ao público ter acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370 artistas brasileiros e estrangeiros, nas áreas de música, teatro, artes visuais, circo, dança, literatura, artemídia e cinema. No total serão 510 horas de programação.

Nesta edição, a ação do projeto, que tem o intuito de enfatizar o encontro e a troca simbólica entre às pessoas, se intensificou por meio da plataforma online. Além das programações que acontecerão as sextas, sábados e domingos, o Circuito Sesc de Artes também acontecerá na plataforma online com conteúdos exclusivos publicados diariamente que possibilitarão que o público interaja com fotos e comentários.

Conceito – A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos. Vale ressaltar que a programação ocorre, prioritariamente, em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais, ocupando ruas e praças, fato que reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, “o Circuito Sesc de Artes promove a difusão e democratização de diversas manifestações culturais e proporciona às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística”. Além disso, Miranda afirma que a programação presencial que acontecerá nas cidades somada ao conteúdo online exclusivo enfatizam a busca que o Sesc desenvolve, desde sua fundação, pelo acesso aos bens culturais. “Esse projeto permite a interação entre as pessoas e contribui para a ampliação dos momentos de congraçamento que as Artes tão bem conseguem proporcionar”, completa.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
A caravana cultural parte da cidade de São Paulo, a bordo de 12 ônibus, em direção às cidades paulistas, divididas em 12 roteiros. Entre os principais destaques da programação na área de música, estão artistas como Emicida, Mundo Livre S/A, BNegão & Seletores de Frequência, Pedro Luís, Karina Buhr (cantando Secos & Molhados), Cidadão Instigado (tocando Pink Floyd) e Hermeto Pascoal.

Já nas artes cênicas, a programação reunirá grupos e companhias de diversas partes do país, além de atrações estrangeiras, com destaque para o grupo Lume de Teatro (Campinas/SP), Teatro Ágora (São Paulo), Ubus Théâtre (Canadá), Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (RS), Cia. Dona Zefinha (CE), entre outros. Ainda nas artes cênicas, mas nas atividades ligadas ao universo circense, o Circuito Sesc de Artes 2014 terá como atração grupos como Alexandre Roit (SP), Cia. Teatral Turma do Biribinha (AL), Coletivo Nopok (RJ), Circo Dux (RJ) e Circo Amarillo (SP).

O projeto ainda reserva atrações nas áreas de artes visuais e artemídia, com apresentações, trabalhos coletivos e oficinas. Destacam-se nomes como VJ Suave (SP), Tom Lisboa (PR), Marcio Ambrosio (SP), Cleiri Cardoso (SP), Raphael Escobar (SP), Shima (MG), entre outros. A programação do Circuito também destaca, na área de literatura, grupos como Coletivo Unsquepensa (SP), Guardanapos Poéticos (SP), Cia. Ju Cata-Histórias (SP) e Cia. Patética (SP).

PROGRAMAÇÃO ONLINE
Entre os dias 21 de abril e 11 de maio, de segunda a segunda, o Circuito Sesc de Artes também terá atividades realizadas exclusivamente na internet, com produções pensadas para desvendar as atividades artísticas do projeto e as cidades no universo online. Divididas em quatro séries (Expedições, RG, Cine Olho e Se7 Aberto), a programação pode ser conferida no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Série Expedições
Inspirados nas tradicionais expedições artísticas e científicas do século XIX, em diálogo com técnicas do século XXI, trios de artistas com experiência no campo da arte contemporânea – voltados ao desenho, à escrita e ao vídeo – percorrem 12 cidades que recebem o Circuito Sesc de Artes em 2014, dispostos a descobrir e registrar poeticamente estas diversas paisagens e personagens. Num formato de “diário de bordo”, textos, desenhos e vídeos formam uma série que é atualizada de segunda a quinta-feira, sempre às 12h.

Série RG
Quanto mais singular, mais universal. Partindo desta ideia, a série RG registra as histórias, as personalidades e os sabores mais peculiares de cada uma das 102 cidades que recebem o Circuito Sesc de Artes. E o público/internauta, que vivencia e conhece estas memórias, pode ajudar a compor essas histórias com fotos e comentários.

Série Cine Olho
Quem nunca perdeu o fôlego ou se encantou com uma cena de cinema? Surpreenda-se com trechos de algumas das sequências mais clássicas da história da sétima arte, como os primeiros beijos, os primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais, filmados entre 1896 e 1939.

Se7 Aberto
O Coletivo Movasse (Belo Horizonte, MG) transforma locais públicos em sets abertos de filmagem onde artistas e público criam vídeos, sempre com foco na cena criada por meio da dança. O material filmado é postado semanalmente no site e pretende, entre outras possibilidades, abrir um novo espaço de vivência da dança, a partir de um processo criativo em colaboração com o público.

ROTEIROS
Dividida em 12 roteiros, a programação do Circuito Sesc de Artes percorrerá 102 cidades durante três finais de semana do projeto, entre cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

O itinerário do Roteiro 7 inclui as regiões de Sorocaba (São Roque, Itu e Votorantim), São Caetano e Bertioga (Guarulhos, Mauá e São Caetano) e Campinas (Mogi Mirim, Americana e Jundiaí). As regiões se repetem no Roteiro 8, com atrações em Itapetininga, Itapeva e Itararé; Bertioga, Itaquaquecetuba e Diadema; Santa Bárbara d’Oeste, Bragança Paulista e Mogi-Guaçu, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO SESC SOROCABA

Roteiro 7

São Roque
25 de abril, sexta, das 17h às 22h
Praça da Matriz – Rua 7 de Setembro, S/N – Centro
Itu
26 de abril, sábado, das 17h às 22h
Praça da Independência – Travessa do Carmo, S/N – Centro
Votorantim
27 de abril, domingo, das 16h às 21h
Praça Zeca Padeiro – Av. 31 de março, S/N – Centro

Na região de Sorocaba, a programação tem início nas cidades de São Roque (25), Itu (26) e Votorantim (27), das 17h às 22h, e no domingo das 16h às 21h, apresentando o roteiro 7.
Para o público que aprecia as artes visuais, a atração Todos Podem Ser Frida traz uma experiência singular, onde a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda (SP) faz uma homenagem à artista mexicana Frida Kahlo, uma das maiores pintoras do século XX, conhecida por sua vida de superações e sofrimentos que se refletem em sua obra.
A fotógrafa, em parceria com maquiadores artísticos, propõe transformar homens e mulheres em Frida Kahlo, proporcionando um olhar poético sobre sua obra, com base em cinco temas principais: amor, dor, inteiro, cores e aborto.

Com a intervenção teatral Do Fundo do Mar, conduzida pela Cia. Fios de Sombra (SP), a plateia embarcará em uma viagem marítima, onde os segredos do mar serão desvendados.
Dentro de uma caixa com uma pequena fenda, revela-se o interior mágico de um baú de onde se abre um mundo de sons e sombras que remetem ao fundo do mar.
No horizonte, enquanto se experimenta a sensação da brisa fresca, surge uma linda embarcação. As figuras, minimamente apresentadas em sombras com a técnica conhecida como teatro lambe-lambe (por sua semelhança com os antigos fotógrafos de rua e suas caixas com panos pretos), recriam a aventura marítima.

Outra atração que promete garantir a diversão de todos é o espetáculo circense Apalhassadamuzikada…Uma Sinphonia Engrassada! Inspirado pela palhaçaria nordestina, o show apresenta Biribinha e Pipoca, dois palhaços que desenvolvem números musicais convencionais e inusitados com instrumentos imaginários, sempre apoiados pela criatividade dos espectadores, que são convidados a participar.

Nesta “palhassadamuzikada”, entre risadas e gags (números tradicionais de palhaços), a Cia. Teatral Turma do Biribinha (AL) traz uma lição básica da vida que é transmitida: todos precisam uns dos outros, até mesmo para criar uma “sinphonia engrassada”.

A Cia. São Jorge de Variedades (SP) entra em cena com a peça teatral Fausto, uma adaptação do texto clássico do escritor alemão Goethe, lançando um olhar sobre uma geração perplexa, hipnotizada e indignada diante do lixo da sociedade: lixo-comida, lixoar, lixo-água, lixo-pensamento. Um espetáculo sobre o desejo de superar os limites do conhecido e do possível, sobre o ser humano dividido e o incrível amortecimento da sensibilidade em vários sentidos: físico, mental, emocional e social.

Encerrando com chave de ouro o Circuito Sesc de Artes nas cidades de São Roque, Itu e Votorantim, o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal sobe ao palco para apresentar um espetáculo musical imprevisível, em parceria com a banda que o acompanha por todo o Brasil e por todo o mundo. Hermeto Pascoal é reconhecido internacionalmente por tocar tanto instrumentos formais, como acordeom, flauta, piano, trompete, saxofone, violão, entre outros, quanto objetos do cotidiano como chaleiras, copos com água, serrotes, latas etc.

Ficha técnica:

Do Fundo do Mar:
Dramaturgia, direção e concepção visual: Lucas Rodrigues / Estrutura dramatúrgica: Rafael Curci / Manipulação de figuras e operação de luz: Paloma Barreto, Bruno Cardoso, Elaine Vilela, Thabata Carvalho, Wagner Wakka/ Realização de títeres de sombras e cenografias: Rafael Curci / Trilha Sonora: Lucas Rodrigues / Sonoplastia: Paloma Barreto

Todos Podem Ser Frida
Concepção e criação: Camila Fontenele de Miranda / Fotografia: Camila Fontenele de Miranda, Érika de Faria Alves, Lilian Tsurue Chinen Higa / Maquiagem: Paula Segalla Borges Pinto, Ester de Souza Gavev e Adriana Alves Aranha.

Apalhassadamuzikada…Uma Sinphonia Engrassada!
Direção: Teófanes Silveira / Com: Seliana Silva, Teófanes Silveira / Concepção musical: Coré Valente / Sonoplastia: Vera Silveira
50 min.

Fausto
Dramaturgia: Georgette Faddel, Claudia Schapira e Alexandre Krug sobre a obra de Goethe / Direção: Georgette Faddel e Claudia Schapira / Com: Patrícia Gifford, Paula Klein, Alexandre Krug, Marcelo Reis, Edgar Castro e Pedro Felício / Direção musical: Lincoln Antônio e Luiz Gayotto
70 min.

Hermeto Pascoal e Grupo
Com: Hermeto Pascoal (teclado, chaleira, escaleta, berrante, copo com água, oito baixos, flauta-baixo…), Itiberê Zwarg (contrabaixo), Márcio Bahia (bateria), Fábio Pascoal (percussão), Vinicius Dorin (saxes e flautas), André Marques (piano) e Aline Morena (voz e viola caipira).
70 min.

Roteiro 8

Itapetininga
25 de abril, sexta, das 17h às 22h
Avenida Peixoto Gomide, S/N – Centro
Itapeva
26 de abril, sábado, das 17h às 22h
Praça Zico Campolim, S/N – Centro
Itararé
27 de abril, domingo, das 16h às 21h
Praça Francisco Alves Negrão – Rua Prudente de Morais, S/N – Centro (Praça São Pedro)

Nas cidades de Itapetininga (25), Itapeva (26) e Itararé (27), das 17h às 22h, e no domingo das 16h às 21h, o roteiro 8 traz diversas linguagens artísticas que encantarão o público presente.
Através da literatura, a artista Laura Guimarães (SP) apresenta a atividade Microrroteiros da Cidade, na qual ela percorre os arredores da praça e, conversando com as pessoas que encontra, colhe histórias em um gravador. Com esse material, ela escreve microrroteiros que serão colados em um painel, como numa exposição.
Enquanto apresenta o resultado de sua pesquisa do dia, outros painéis são disponibilizados em branco para que as pessoas possam escrever suas histórias, compor seus poemas ou fazer um desenho e, por fim, esses materiais também serão transformados em microrroteiros, que serão entregues aos seus “autores” no fim da intervenção.

Quando o assunto é dança, o grupo Atelier de Coreografia (RJ) traz o espetáculo Piquenique Urbano. Neste piquenique, os artistas convivem com o público num ambiente que se caracteriza pela ideia de entreter e alimentar quem o visita com comida, música e dança. Piquenique Urbano é uma obra que ocupa e explora as possibilidades arquitetônicas de cada lugar. Os bailarinos estimulam a circulação do público por diferentes espaços, com uma coreografia que alterna solos e duos.
O espetáculo foi concebido para o Panorama Festival 2013, uma coprodução da Cidade das Artes do Rio de Janeiro, Panorama Festival e Atelier de Coreografia.

Já nas artes visuais, Tom Lisboa (PR) recicla artisticamente as folhas caídas das árvores, usando a técnica do estêncil, em Intervenção de Outono.
O outono é a estação da renovação. É quando as folhas velhas caem para dar espaço às novas que chegarão na primavera. O resultado pode ser visto nas cerca de 200 folhas secas nas quais ele aplica a frase “É no outono que as folhas se despem de seus sonhos”.
Por fim, o artista as amarra em balões de gás e as solta na praça para que ganhem o céu, fazendo o caminho contrário estipulado para suas vidas. O outono como começo e não como fim.

Para quem aprecia a arte cênica, o grupo Rudnei Morales Teatro de Animação (RS) apresenta o espetáculo O Teatro de Caixa. No enredo, Valentim, um contador de histórias, viaja pelo mundo em busca da verdade sobre tudo o que narra. Enquanto fala de suas aventuras, convida o público a assistir, num pequeno teatro dentro de uma caixa, o espetáculo Os Músicos de Bremen, baseado no famoso conto dos Irmãos Grimm.
A fábula conta as aventuras de um burro, um cão, um gato e um galo que, devido aos maus tratos que recebem de seus donos, decidem ir para a cidade de Bremen, onde sonham em conhecer a liberdade.

A plateia também se divertirá com um típico espetáculo de Cabaré, com estripulias circenses, humor, dança e poesia, em Trixmix Cabaré, realizado pela companhia Trixmix (SP). Com números musicais cômicos, dublagens e sátiras, o elenco reúne artistas nacionais e internacionais, que se revezam em números de dança de rua, acrobacias em dupla, mágica e bonecos.

O show com a cantora baiana Mariene de Castro, destaque da nova geração do samba, encerra o evento nas cidades de Itapetininga, Itapeva e Itararé, trazendo um repertório com clássicos de Clara Nunes como “Conto de Areia”, “Guerreira”, “A Deusa dos Orixás”, “O Mar Serenou”, entre outros grandes sucessos da saudosa cantora mineira. Além disso, a artista apresenta, ainda, canções dos seus últimos trabalhos, “Ser de Luz”, uma homenagem à Clara Nunes, e “Tabaroinha”. Do seu projeto autoral anterior, “Tabaroinha”, ela interpreta músicas como “Pureza da Flor”, “Filha do Mar e Amuleto da Sorte”. A cantora apresenta também canções de seu mais recente disco, “Colheita”.

Ficha técnica:

Microrroteiros da Cidade
Criação e execução: Laura Guimarães / Cenografia: Mônica Rodrigues Fernandes

Piquenique Urbano
Coreografia, argumento, figurinos, direção: João Saldanha / Com: Ana Paula Marques e Thiago Sancho.
80 min.

Intervenção de Outono
Criação e performance: Tom Lisboa

O Teatro de Caixa
Direção e figurino: Liane Venturella / Textos e atuação: Rudinei Morales / Trilha sonora: Álvaro Rosacosta

Trixmix Cabaré
Direção: Mark Bromilow. Com: Alejandro Muniz, Doug Style, Virgilio Zago, Ricardo Cavadas, Eduardo Mantovani, Carola Costa, Paulo Maeda, Natália Furlan e Gonçalo Caraballo.
50 min.

Mariene de Castro
Com: Mariene de Castro (vocal), Dudu Reis (cavaquinho), Marcos Bezerra (violão e viola caipira), Israel Ramos (baixolão), Cicinho e Marcelo Costa (sanfona), Iuri Passos, Fábio Cunha, Jaime Nascimento, Marcelo Pinho e André Souza (percussões).
70 min.

SERVIÇO:
CIRCUITO SESC DE ARTES 2014
Período de realização: de 25 de abril a 11 de maio de 2014.
Programação: dividida em três finais de semana (sexta a domingo) nos dias 25, 26, 27 de abril, 2, 3, 4, 9, 10 e 11 de maio.
Programação completa: www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação
Com Sylvio Novelli, Fausto Cabral e Caio Parente
11 3806-1636
sylvio@sylvionovelli.net (cel: 11 99231-3211)
fausto@sylvionovelli.net (cel: 11 99855-8144)
caio@sylvionovelli.net (cel: 11 99612-1065)

Contato para imprensa – Sesc Sorocaba
Raldina de Souza Oliveira
(15) 3332-9392
raldina@sorocaba.sescsp.org.br

Comments are closed.