Utilidade Pública – Números de emergência

Utilidade Pública

VOCE SABE O QUE É O CONSEG?

Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo município que, preocupados com o bem estar de sua cidade, reúnem-se para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, ou seja, trata-se de um organismo estadual, atuando em conjunto e para o município.

As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda pré-definida e divulgada no Jornal Periscópio, no Facebook: Conselho de Segurança Pública – Itu/SP, além dos comunicados das Associações de Bairro ou outras sociedades interessadas.

A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, além de sua diretoria composta por: Presidente, Vice-Presidente, 1ºSecretário, 2º Secretário, Diretor Social e Membros efetivos,o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do município.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA:

190 – (PM) e 199(GM) quando o fato estiver ocorrendo.
192 –  Central de Ambulância.
193 – Corpo de Bombeiros.
181 – Disque Denúncia (Totalmente anônimo). Para quando os fatos são contínuos (todo dia, toda noite, etc.) e você suspeite que algo de errado acontece naquele local.

Forneça a maior quantidade possível de detalhes das suas suspeitas, (hora dos fatos, quantos e quem são os envolvidos, aparência, biótipo, sinais particulares, tatuagens, etc. Se envolve carros, motos, e o que você acha que possa estar acontecendo).

Se você preferir faça tudo pelo site www.webdenuncia.org.br e preencha os dados solicitados. Será fornecido um número de protocolo.

Esclarecimentos sobre os Números de Emergência e como Utilizá-los:
1-Ao ligar no 190 – Polícia Militar Emergência, o atendente pedirá seu nome, mas, este não será divulgado. Essa informação é somente para que seja descartada a possibilidade de trote. Solicite nessa oportunidade o nome da pessoa que está atendendo e anote, assim como a data e hora.

2-Caso o atendente diga que não pode resolver, não pode vir ao local, etc., diga: – “Participo das reuniões do CONSEG e já foi dito muitas vezes, pelo comando da polícia que vocês devem atender ao chamado do cidadão. Por favor, preciso que vocês venham.”

3-Se por algum motivo você não receber o atendimento que esperava receber, vá até a unidade de Polícia Militar mais próxima, 1ª. Cia da PM (BAIRRO BRASIL), ou à 5ª. Cia da PM (CIDADE NOVA), ou mesmo no 50º Batalhão, em frente ao Itu Novo Centro, ou a sede da Guarda Municipal, com o nome do atendente, data e hora da solicitação. Lá será feita a reclamação (sigilosa), por escrito, muito útil para a polícia e para os cidadãos, tudo muito simples é muito útil.

4-Se preferir ou encontrar algum tipo de resistência, relate o ocorrido ao CONSEG, conseg-itu@zipmail.com.br , e lembre-se sempre do artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil:   A segurança pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Conseg faz reunião sobre segurança pública na ACII

A ACII recebeu no dia 15/07 representantes do Conseg – Itu, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Juizado de Menores, da Polícia Civil e alguns comerciantes para reunião do Conseg  , durante o encontro foram discutidas questões de segurança pública em nossa cidade.