Selo Solidário 2017 – Associados participem!

fundosocialprefeitura

SELO SOLIDÁRIO 2017

Executor
Patrícia Müller Gazzola – Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu.

Introdução
Projeto lançado para o envolvimento da sociedade no Pannolino, programa que atende idosos acamados, com fralda geriátrica.

•Pannolino
O Programa Pannolino foi criado em 2014 (anteriormente chamado de Projeto Girassol), com o intuito de atender idosos acamados em situação de vulnerabilidade social com fraldas geriátricas.
No início eram atendidos 30 idosos, hoje contamos com 160 idosos atendidos pelo Programa e possuímos 60 na fila de espera.
Visando a melhoria, credibilidade e transparêcia, assim como otimizando nosso cadastro, nossa assistente social está trabalhando em parceria com o Programa Federal “Melhor Em Casa”, que visitam e prestam todo tipo de auxílio aos pacientes em internação domiciliar.
Além de produzir e distribuir fraldas geriátricas, promovemos a integração da sociedade junto aos necessitados, valorizando a solidariedade. O processo de finalização envolve uma equipe de voluntariado que se dedicam para que o produto final esteja impecável para utilização.
Atualmente, o Pannolino conta exclusivamente com doações para compra de insumos. Doamos 2 pacotes (contendo 40 fraldas) para cada idoso cadastrado, o que nos acarreta um investimento de R$ 10.000,00/mês.

Temos a consciência que não conseguimos atender a necessidade integral de cada acamado. Nosso objetivo é vender com um valor mais acessível a quem já adquire este produto em farmácias ou lojas especializadas, para com esta verba atendermos plenamente o paciente em estado de extrema carência.
Hoje, um pacote de fralda geriátrica está em média R$ 25,00 com 8 unidades. Os agentes comunitários de saúde aconselham 5 fraldas/dia, o que acarretaria um consumo de 19 pacotes de fraldas/mês. Esta quantidade leva a uma despesa de R$ 475,00, somente com fraldas. Bem se sabe que para uma pessoa na condição de acamada, esta é somente uma despesa dentre tantas outras como remédios, cuidadores, alimentação, fisioterapia, etc.

Insumos
Os insumos necessários para a confecção de fraldas geriátricas são:
•Polietileno de 70 e 80cm
•Filtrante de 70 e 80cm
•Manta geriátrica de 60 ou 65cm
•Cola em barra DM80
•Elástico de 6 fios
•Embalagem transparente
•Fita reposicionável

O Pannolino está localizado a Rua Capitão Sílvio Fleming, 436 no bairro Vila Nova.

•SELO SOLIDÁRIO

O SELO SOLIDÁRIO foi criado com o intuito de arrecadar fundos para a compra dos insumos para a confecção das fraldas.
Procuramos estabelecimentos comerciais, que se proponham a destinar uma pequena porcentagem do seu lucro de algum produto, serviço, atendimento, evento pré-determinado para o Programa Pannolino.
Nosso primeiro estabelecimento a aderir ao Projeto foi o petshop Titio Cachorrão, localizado à Rua Joaquim Bernardes Borges, 794 – Centro – Itu/SP. A cada banho e tosa realizado, eles doam R$ 1,00 ao Programa Pannolino.
Essas contribuições são mensais, depositadas diretamente na conta corrente do Programa Pannolino (Banco do Brasil – agência: 0354-9, conta corrente: 62244-3, favorecido: Gestão Pannolino) e será prestada conta de toda e qualquer quantia. Prezamos muito pela confiança que nos foi depositada, assim como seguir a filosofia da atual gestão, muita transparência para juntos construirmos uma Itu Sem Igual.
O Projeto SELO SOLIDÁRIO é anual, portanto a cada ano será entregue um quadro específico certificando o estabelecimento como parceiro e contribuinte do referido Programa.
Motivo para adesão
O Brasil tem passado por grandes mudanças culturais nas últimas décadas, as pessoas estão mais ativas e mais engajadas sobre tudo com problemas de natureza social e causas que influenciam o seu modo de vida. Como consumidores, as pessoas também estão mais exigentes. Também exigem e cobram uma postura socialmente correta de suas empresas e marcas favoritas, influenciando diretamente o modo como uma empresa deve se portar. Hoje não basta para uma empresa apenas oferecer serviços e produtos. A organização também deve ter posicionamentos e colocá-los em prática em prol de causas que beneficiem a população.
Surge então, o conceito do marketing social, que ao adotar comportamentos e práticas éticas, com base nos direitos humanos, promove uma gestão estratégica sem deixar de lado a questão do bem-estar social.
Entendemos que quando um estabelecimento adere a um projeto social, os clientes tendem a valorizar, priorizando tal serviço, produto, atendimento, evento como uma forma de contribuir indiretamente, aumentando, por tanto, o consumo em cada organização.

Anexo
SELO SOLIDÁRIO 2017

Ditos Finais
Nosso intuito em criar este Projeto é aumentar a demanda de arrecadação, para não só atender aos idosos, mas todos que necessitam, envolvendo a população nesta imensa corrente em benefício ao próximo.