Sebrae-SP realiza a I Semana da Micro e Pequena Indústria de Itu

Programação do Mês do Empreendedor terá ainda atividades de capacitação para varejistas e empreendedores individuais.

Durante o Mês do Empreendedor – comemorado em outubro – Itu terá uma programação especial de capacitação para empresários nos segmentos da indústria, comércio, serviços e empreendedores individuais. No período de 15 a 18 de outubro acontece a I Semana da Micro e Pequena Indústria de Itu. A programação do mês também contará com o Workshop “Loja Organizada Vende Mais”, dirigido aos lojistas e demais empresários do setor.

Na semana destinada ao setor da indústria, serão apresentadas quatro palestras sobre temas na área de gestão – PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção), Custos na Indústria, Administração Competitiva e Qualidade. Com duas horas de duração, as atividades terão início às 19h30, na Prefeitura Municipal.

O tema PPCP visa mostrar ao empreendedor a importância do planejamento de curto, médio e longo prazo para obter melhores resultados no negócio, além de orientar sobre as atribuições e ferramentas do setor de planejamento da produção.

Na área de custos, os participantes serão orientados sobre a composição de custos da empresa e como analisar os resultados para melhoria da gestão financeira. A palestra terá a participação do diretor da Sub Regional de Itu do Sescon, Paulo Tarchiani, e da agente Fiscal de Rendas, Rosimeire Rachid.

Na palestra sobre Administração Competitiva, o conteúdo visa sensibilizar os participantes a buscarem a excelência no planejamento, organização e controle de seus negócios para ampliar a competitividade da pequena indústria local. Na palestra de encerramento, será abordada a qualidade, visando orientar sobre a necessidade de implantar práticas para a melhoria da qualidade e da produtividade.

Workshop

Já no dia 23, o Sebrae-SP apresentará o Workshop “Loja Organizada Vende Mais”, dirigido a donos de micro e pequenas empresas do varejo e que terão a oportunidade de conhecer a inovação como ferramenta para aumentar a competitividade do negócio. O evento tem como objetivo orientar os empresários do setor sobre a importância da inovação para a modernização do ambiente da loja, na apresentação e organização de todos os elementos, incluindo conforto, limpeza e funcionalidade.

Durante o encontro serão apresentadas aos participantes as ferramentas de aprimoramento e melhoria do ponto de venda, utilizando técnicas de visual merchandising e organização da loja. Os participantes recebem um questionário com tópicos relativos ao tema, que permite a realização de um diagnóstico, onde o empresário poderá identificar quais os pontos de melhoria de sua loja para e elaboração de um plano de ação para tornar seu negócio mais competitivo.

Os empreendedores também terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área de gestão e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de formalização com a palestra Empreendedor Individual a ser realizada no dia 22 de outubro. O município conta hoje com mais de 2mil empreendedores individuais.

A programação do Mês do Empreendedor é uma iniciativa do Escritório regional do Sebrae-SP em Sorocaba, por meio do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Itu, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de Itu e Sincomercio. Todas a programação é gratuita e os interessados devem fazer a inscrição antecipada.

I Semana da Micro e Pequena Indústria

PPCP

Custos na Indústria

Administração Competitiva