Sebrae lança guia para vender mais

Para auxiliar lojistas a venderem mais na segunda data mais importante em vendas do comércio, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) acaba de lançar o guia virtual Venda Melhor – Dia das Mães, com dicas sobre planejamento, organização da loja, melhora no atendimento e formas de atrair mais clientes.

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“Divulgar seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece. Eventos sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades ao varejo, e a demanda tem grande variação. É hora de aparecer para o público de uma forma mais ostensiva”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

O guia aborda tópicos como kits promocionais, parcerias com o comércio local, uso de redes sociais, embalagens e brindes, vale-presente, aperfeiçoamento de equipe e até extensão de horários de atendimento para que o lojista fature mais durante o período.

Algumas mudanças mencionadas no guia, inclusive, podem ser feitas sem custo, como adequações simples no layout da loja para favorecer o que há de melhor. “E mesmo que pela avaliação do lojista seja preciso gastar, será pouco”, explica a gerente do Sebrae-SP Ana Carolina de Oliveira.

Como exemplo, a gerente cita os kits, estratégia que funciona bem nessas datas. “É preciso pensar quanto se terá de retorno a partir de cada real investido em um item a mais ou em um brinde, ou quanto o cliente se lembrará positivamente daquele estabelecimento – e voltará nele”, ressalta.

Sem erro – Erros simples cometidos pelos lojistas, detectados durante ações do programa de comércio varejista do Sebrae-SP – principalmente em datas que geram maior volume de vendas para o comércio – levaram à elaboração do Venda Melhor – Dia das Mães. “Decidimos criar um material que congregasse informações para o varejista utilizar as propostas da melhor forma”, destaca a gerente Ana Carolina.

Ela reforça, inclusive, alguns dos exemplos listados no guia que ajudam a se sobrepor frente à concorrência e tornar o local mais atrativo, e como explorar bem a fachada, de forma a atender à legislação e chamar atenção do cliente. “Um erro comum é anunciar em papel sulfite marcado com caneta. É preciso despertar interesse de forma profissional para encantar o cliente – nem que seja necessário investir em uma placa acrílica, por exemplo”.

Outra questão são lojas que, por estratégia, colocam bancas na entrada: segundo Ana Carolina, em geral o cliente só é atraído para a primeira (banca), em vez  de entrar na loja e circular para ver o que há mais para oferecer, para que além da blusa, leve também um cinto.

“É muito importante o arranjo dos produtos, a apresentação das vitrines, que não podem ser muito cheias para não confundir o consumidor. O visual tem que ser o mais limpo possível para atrair o cliente para dentro da loja”, afirma a gerente. “Vale até verificar o bom funcionamento do ar condicionado: quanto mais agradável for o ambiente, mais o consumidor fica”, conclui.

Serviço
Para ter acesso ao guia, basta se cadastrar no http://www.sebraesp.com.br/index.php/21-noticias/comercio/8194-guia-ajuda-lojista-a-aumentar-venda-no-dia-das-maes , ou retirá-lo nos escritórios regionais do Sebrae-SP.

www.dcomercio.com.br – Publicado, 11/04/13 – Escrito por Karina Lignelli

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