Toda cidade tem sua alma. Nem sempre leve, muitas vezes atormentada, ora simples, ora infantil, como anjos fazendo traquinagens. Mas sempre há uma energia vibrando no espaço físico e geográfico do planeta que por convenção chamamos de cidade.
Tal qual um jovem no caminho da vida, as cidades também crescem em sua jornada, se modificam, transformam sonhos, os abandonam, os renovam.
Nascida vila bandeirante, Itu tem em sua alma a simplicidade de berço, a tradição de sua vida juvenil e tem, agora, de seguir seu caminho. Em frente, sem medos. Enfrentar os desafios trazidos pela competitividade, pelo olhar dos novos cidadãos, por ora variados como deve ser a vida.
Se comparássemos Itu a um jovem estaríamos no impasse do vestibular. Para onde vou? O que quero para o meu futuro? Aonde quero chegar? E da mesma forma que um jovem habituado aos carinhos e proteções familiares, o medo e desconfiança do que está por vir se engrandece e desafia a todo instante.
Mas é uma cidade que tem que ser forte, dar o braço ao seu espírito desbravador e se alçar ao futuro, desatando as amarras da sua alma. Aceitando o novo, acreditando nas mudanças, contribuindo para seu autocrescimento, estará a cidade pronta para os desafios dos caminhos da inovação.
Abrem-se as janelas de um novo tempo, bate à porta o agigantamento regional, pedindo para que o futuro seja bem vindo e que a cidade possa se desvencilhar de velhas técnicas e preconceitos que só a fazem perder.
É passada a hora de aceitar os novos desafios. E sempre com seu âmago desbravador, Itu se inicia em sua nova jornada. Optou por crescer, escolheu traçar um caminho moderno, buscando seu lugar no futuro econômico do país.
Na hora de soltar as amarras, como um estudante deixando sua casa, tudo parece difícil e confuso. Mas o curso do tempo e o empreendedorismo de novos forasteiros já mostram os sinais de mudança. A cidade se verticaliza, se renova a cada dia, cresce e se ajeita da forma que dá. Ainda há muito que ser aprendido nesta nova fase de alma progressista.
Há que se estabelecerem novos serviços, novos atendimentos, novas formas de agir, de cativar. Com o progresso, chega a cobrança e só se destaca, cresce e chega ao seu destino quem capricha, estuda, aprende com os erros e se supera.
É chegada a hora de caminhar nos trilhos do futuro. Pedindo à bênção às suas tradições, parte Itu para sua nova jornada. De alma renovada.
Mônica Hage
Stratus Pesquisa e Consultoria