Empresa Jr. do CEUNSP orienta como preencher e enviar declaração de IR

População pode tirar dúvidas gratuitamente e assim evitar multas; alunos receberam treinamento com auditores da Receita Federal

Alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do CEUNSP, que integram a Empresa Jr. da Faculdade de Gestão e Hospitalidade (FGH), iniciaram no último dia 24 a orientação gratuita sobre preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física – exercício 2012, ano-calendário 2011.

É o segundo ano que o serviço é prestado à comunidade acadêmica, funcionários do CEUNSP e população em geral, sempre de forma gratuita e voluntária, com a supervisão direta dos professores.

Além da consultoria, os alunos também poderão se encarregar do preenchimento e envio da Declaração de Ajuste Anual. Por isso, é recomendável que o contribuinte leve todos os comprovantes, de informes de rendimento (salários, créditos da Nota Fiscal Paulista, etc.) e de pagamentos (despesas com saúde, educação, entre outros), além de documentos pessoais (CPF, RG e Título Eleitoral), e, se houver, a última declaração enviada, em papel ou arquivo de computador. O sigilo é garantido através de um termo de confidencialidade assinado pelo estudante.

A preparação dos alunos, além das aulas regulares, foi reforçada com palestras, inclusive com a presença de auditores da Receita Federal. No último dia 10, o treinamento foi feito pela professora Miriam Quintanilha, auxiliada pela professora Márcia Cristina Belucci e pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, Mário Roberto Braga de Queiroz, com o apoio do diretor da FGH, professor Hércules Domingues. Participaram 120 alunos, que tiveram contato direto com o programa disponibilizado pela Receita Federal, sendo fornecidos subsídios para o correto preenchimento da Declaração de Ajuste Anual, abordando tópicos como obrigatoriedade, rendimentos tributáveis, descontos, espólio, transferência de bens, carnê-leão, entre outros.

Já no dia 14, no Auditório Imaculada Conceição, os auditores fiscais da Receita Federal Kátia Gatti e Edson Gonzales da Rocha, das agências da Receita de Itu e Sorocaba, respectivamente, e o chefe de Fiscalização da Pessoa Física, José Elias, orientaram mais de 400 acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração sobre pontos importantes da Declaração do Imposto de Renda, como, por exemplo, a possibilidade de destinação de até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano foi prorrogado até o dia 30 de abril, mesmo prazo da entrega da declaração. Ao final da apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de sanarem algumas dúvidas com o auditores da Receita.

O coordenador Mário Queiroz, idealizador do projeto, aponta que o correto preenchimento da declaração é, para os contribuintes em geral, de difícil compreensão, gerando dúvidas e por vezes acarretando multa por erros na prestação de informações à Receita Federal. “O atendimento ao contribuinte dado pela Faculdade de Gestão e Hospitalidade, por meio da Empresa Jr., trará maior segurança quanto à correção das informações prestadas ao órgão fiscalizador e dará oportunidade aos acadêmicos de exercerem na prática a teoria obtida em sala de aula”, avalia.

O atendimento à comunidade será feito até o dia 28 de abril, no campus II, em Itu (Rua do Patrocínio, 716, Centro), preferencialmente aos sábados ou ainda durante a semana no período da manhã. O interessado deve agendar a consultoria pelo e-mail da Empresa Jr. (empresajritu@ceunsp.edu.br), indicando qual seria o melhor horário. Mais informações sobre o CEUNSP estão disponíveis no site www.ceunsp.edu.br.

O CEUNSP é o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, um dos maiores complexos educacionais do País, há mais de 50 anos formando profissionais com qualidade comprovada por avaliações do MEC. São mais de 15 mil alunos de 15 estados brasileiros em 132 cursos, turnos e habilitações, do Jardim da Infância à Pós-Graduação.

Informações à imprensa:
Edvaldo Santinon – MTB 29.816
(011) 4028-8800 ramal 8780
rp@ceunsp.com.br

Saiba mais em nossos sites – www.ceunsp.edu.br e www.sejaobjetivo.com.br ou ligue 0800 10 95 35.