Até julho, vendas deixaram a desejar

O varejo ampliado no Estado de São Paulo acumula perda de 6,9% no volume de vendas de janeiro a julho deste ano. Na capital paulista, o recuo foi ainda maior: 10,4%. Os dados são do Boletim n.3 do ACVarejo (www.acvarejo.com.br), pesquisa do Associação Comercial de São Paulo baseada em dados de ICMS da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

“A cidade de São Paulo é um polo maduro, industrial, que sofre com a desindustrialização e não é beneficiada pelo agronegócio”, comenta o presidente da ACSP, Rogério Amato, sobre o desempenho pior na capital. Amato também é presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Em relação ao fraco desempenho no varejo como um todo neste ano, Amato aponta como causas fatores estruturais  – menor crescimento de salários e de emprego, menos crédito, aumentos das taxas de juros e da inflação e baixa confiança  – e um fator conjuntural, que foi a Copa do Mundo.

“Os resultados de julho continuaram influenciados pelo menor número de dias úteis decorrente da realização da Copa, e pela existência de maior quantidade de feriados em relação a 2013″, acrescenta Amato. “Com relação aos demais meses de 2014, esperamos um crescimento das vendas físicas, devido a um calendário mais favorável  com poucos feriados e à proximidade das festividades de fim de ano. Mas o aumento deverá situar-se em patamares inferiores aos de 2013”.

Ampliado vs. restrito  – O varejo ampliado inclui concessionárias de veículos e lojas de material de construção. De acordo com o ACVarejo, quando se analisa o varejo restrito  – sem automóveis e material de construção  – o recuo nas vendas foi menor entre janeiro e julho: no Estado, menos 4% e, na capital, menos 8%.

Essa diferença costuma ocorrer porque automóveis e construção são mais sensíveis à atividade econômica e são os primeiros a ser afetados por uma desaceleração; além disso, ambos dependem muito de crédito, que está mais escasso em 2014. No varejo restrito, o comportamento tende a ser relativamente menos flutuante. Ele é fortemente influenciado por setores como o de supermercados, já que o consumidor não deixa de comprar produtos indispensáveis, como alimentos.

As informações sobre volume de vendas e faturamento dos varejos ampliado e restrito no Estado e na capital podem ser acessadas no endereço http://www.acvarejo.com.br/info_spsetembro2014.html

Setor por setor  – Embora tenha enfrentado dificuldades ao longo do primeiro semestre, o setor com melhor resultado no Estado de São Paulo quando considerado só o mês de julho (em relação ao mês anterior) foi o das lojas de material de construção, com 20,7% de alta nas vendas físicas. Na comparação com julho de 2013, o destaque ficou com as lojas de departamento, porém somente no caso das receitas nominais, que tiveram expansão de 6%.

Já os destaques negativos ficaram para as lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e para as concessionárias de veículos. No primeiro caso, no contraste com junho, houve recuo de 13,9% tanto na receita nominal quanto no volume de vendas. E, ante julho de 2013, as quedas nos faturamentos e vendas foram de 3,4% e de 9,3%. As concessionárias viram seu faturamento e vendas crescerem 16,2% ante o mês anterior. Mas em comparação com julho de 2013, faturamento e vendas despencaram 13,6% e 18,8% no setor, respectivamente. O desempenho de cada setor (volume de vendas e faturamento) pode ser conferido no http://www.acvarejo.com.br/info_spsetembro2014.html.

Como é a pesquisa

O IEGV passou a receber mensalmente os dados de faturamento do varejo, coletados a partir do ICMS, do Estado de São Paulo. Os dados incluem os segmentos do comércio: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamento; lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de material de construção; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; e supermercados.

Fonte: www.dcomercio.com.br  –  Publicado, 28/09/14  – Escrito por DC