Comunicado Importante: Corona Vírus

Decreto Estadual Quarentena

COMUNICADO CORONAVÍRUS – 20/3/2020

PREVENÇÃO

É fundamental adotarmos um comportamento preventivo. Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, manter distância segura das pessoas e evitar contato físico são atitudes conscientes que podem evitar um cenário traumático.

COMO AGIR

A ACII orienta que cada empresa deve se adaptar ao momento de acordo com sua realidade, criando protocolos de trabalho e atendimento. Flexibilidade do horário da equipe evitando pico no transporte público, serviços home office e a priorização do contato com cliente por meios digitais (telefone, e-mail, WhatsApp) podem ser uma saída temporária.

A entidade ressalta que manterá seus associados informados. Vale lembrar que até o momento não houve registro de pessoas contaminadas pelo Covid-19 em Itu.

A atual situação que se instaurou pelo mundo vem provocando impactos no comércio, principalmente, nos pequenos negócios. Enfrentaremos alguns desafios e por isso, selecionamos algumas dicas para você não entrar em pânico nesse momento que deve ser de união e colaboração coletiva.

– Colaboradores da empresa: cuidar da saúde de colaboradores e clientes é o primeiro passo. Caso algum funcionário apresente sintomas da doença, devem ficar em casa e não comparecerem ao trabalho até estarem sem sintomas por, pelo menos 24 horas. Instrua os funcionários a lavar as mãos e utilizarem álcool em gel entre 60-95% de álcool. Estabeleça um processo de comunicação em situações de crise para se comunicar claramente com os funcionários sobre questões de risco de infecção e disponibilize material informativo para os colaboradores.

– Ambientes da empresa: coloque cartazes que incentivem os colaboradores a ficar em casa quando doentes, etiqueta para tossir e espirrar e higiene das mãos na entrada do local de trabalho e em outras áreas. Forneça lenços, talheres descartáveis e recipientes para descarte sem toque para uso dos funcionários, água e sabão no local de trabalho, disponibilize álcool gel 70%. Limpe rotineiramente todas as superfícies tocadas com frequência no local de trabalho, como estações de trabalho, bancadas e maçanetas.

– Marketing e Comunicação: é a hora de se comunicar abertamente com funcionários e com seus clientes. Dissemine o status de suas operações, medidas de proteção que implementou e dê orientações a seus clientes.

– Fortaleça sua atuação no digital: consumidores em casa terão mais tempo e necessidades para compras e contratações online. Aumente sua presença digital e esteja presente nos principais canais digitais como redes sociais, e-commerce, Google, classificados e etc. Use as ferramentas digitais a favor do seu negócio.